Resumo do Chat de 02jun – o uso da língua materna em aulas de inglês

Resumo: O uso do português em sala de aula (por @marcusmurilo)

Nesta quinta-feira, dia 2 de junho, professores de inglês de várias partes do Brasil se reuniram via Twitter para mais uma discussão do #BRELTChat. O tema abordado foi o uso de português (L1) na aula de inglês (L2).

A discussão foi iniciada com as seguintes perguntas:

Quando é que vocês empregam L1 em sala de aula? Qual a opinião de vocês a respeito? (via @fabfranco)

Como o uso do português é visto nas escolas onde vocês trabalham? (via @BrunoELT)

A respeito da primeira pergunta, muitos participantes fizeram comentários sobre os méritos de se usar a tradução em sala de aula. Algumas das vantagens mencionadas de se poder contar com a tradução foram:

– explicar algo que levaria muito tempo em L2
– estabelecer rapport com a turma
– dar segurança para alguns alunos
– dar feedback

GrammyLatino
#BRELTChat L1 pode ser justificado para dar instruções de atividades, principalmente quando complexas e poderiam levar muito tempo.
Mario_Lindberg
Eu uso sim, pra esclarecer e tirar certas dúvidas em sala de aula… quando a turma é iniciante não vejo tantos problemas não… #BRELTChat
bamarcia
Há casos em q uso de port. é justificado: instruções complicadas e demoradas, dar segurança `a crianças , interesse#BRELTChat
marcusmurilo
acho importante dar feedback, especialmente em sensitive cases, em português #BRELTChat
CeciELT
@GrammyLatino Acho justificavel – e aconselhável por ex qdo explicando um vocab q a explicação demoraria e confundiria#BRELTChat
GrammyLatino
#BRELTChat Há outro ponto interessante nisso tudo… hoje em dia a tradução é uma habilidade útil que poucos dominam, mas às vezes precisam!
CeciELT
@GrammyLatino Interlingua em niveis iniciantes acho muito aceitavel e positivo – diminui frustação de não conseguir se comunicar #BRELTChat
bamarcia
Com crianças 3-7 anos, crio uma estória sobre o dialogo q vamos explorar em L1 p criar interesse e dar contexto.#breltchat
CeciELT
Uso L1 qdo não consigo pensar em sinonimos para um vocabulario emergente e a explicação confundiria e frustraria os SS. #breltchat
CeciELT
Uso L1 em niveis mais basicos em explicações gramaticais com detalhes muito sutis, mas sempre favoreço interlingua #breltchat
ethess
#breltchat L1 é mto importante para esclarecer duvidas e saber realmente se os alunos entenderam determinadas palavras
bamarcia
@BrunoELT Criar interesse, contexto, segurança, rapport… #breltchat

Por outro lado, também levantou-se a questão de como o processo de tradução pode trazer conseqüências adversas:

dand57
A tradução pode virar vício, assim os alunos pouco se esforçam para adquirir vocabulário! #BRELTChat
pysproblem81
#breltchat – o perigo de usar demais a LM e que aprende muito sobre uma lingua mas não aprende la lingua mesma

dand57
Tradução de certa forma pode limitar o vocab de alunos iniciantes. No caso de palavras com significados variados!#BRELTChat

Entretanto, o que pode ser notado é que nenhum participante se mostrou visceralmente contra o uso de tradução desde que feito com as necessidades do aluno em mente e sem excessos.

Muitos demonstraram que usam a tradução somente em último caso:

bamarcia
@BrunoELT Nao só na hora do sufoco, mas nos casos em q a trduçao justifica, termos complicados tipo paralelepipedo, instrucoes #breltchat

Além disso, também comentaram sobre a necessidade de se reforçar o uso de L2:

jimmyastley
os alunos pouco se expõem/usam o idioma fora das aulas. o uso de L1 deve ser evitado para q eles se esforcem a usar o Ingles #BRELTChat

No geral, a palavra de ordem foi equilíbrio.

Mario_Lindberg
Acho que o equilíbrio é a saída p esses dilemas. Identificar quando usar L1 é essencial, s/ tornar isso uma rotina p não viciar! #BReltChat

sergiopantojajr
@LilyWonderland Eu tb faço isso! Adaptar e ser flexível é fundamental qdo sabemos q pessoas tem inteligências diferentes #BRELTChat

dand57
O uso de L1 é bem-vindo se bem utilizado… Mas, vale sempre lembrar que ele deve sumir gradativamente! #BRELTChat

ethess
Acho q devemos usar L1 quando houver propósito e ganho real para os alunos #breltchat

Outro ponto interessante (que se refere à pergunta colocada por @BrunoELT logo no começo da discussão) é sobre como diferentes instituições vêem o uso de L1. Algumas pessoas comentaram que algumas escolas têm políticas bem claras de total proibição em relação ao uso de português em sala – o que inclui punições atribuídas a quem não as seguem.

Também foi discutida a questão de observação de aula. Isto é, se os professores se sentiam confortáveis em se valer de tradução ao serem observados. A resposta no geral foi negativa.

CeciELT
@Raquel_EFL raquel, eu evito mais qdo sou observada pois sei que nem todo mundo é aberto a tal #BRELTChat
Mario_Lindberg
Observação é complicado, isso vai depender da cabeça de quem observa e da linha de pensamento da escola…#BReltChat

Um ponto bastante interessante levantado por @fabfranco foi a necessidade de se discutir o assunto sob diferentes óticas, visto que o ensino de inglês é praticado em contextos bastante diferentes.

fabfranco
#BRELTChat Há dois mundos: escola de idiomas e escolas, ditas normais. Não há como pensar unificado, quando se trata destes dois ambientes.

Muitos participantes se expressaram sobre a necessidade de se debater o tema novamente. Levando o comentário de @fabfranco acima em consideração, deixo minha sugestão de debatermos o tema dentro de contextos de ensino específicos, eg O uso de português em escolas de línguas, O uso de português na escola pública, etc.

A propósito, a discussão sobre o uso de L1 no ensino de inglês em escolas públicas foi outro ponto que os participantes demonstraram interesse em discutir novamente. Algumas das questões já levantadas sobre o tema foram a impossibilidade de se usar somente L2 dada a baixa competência comunicativa de alguns professores além da heterogeneidade de níveis presente numa sala com 50 alunos.

fabfranco
@Raquel_EFL Como exigir fluência de professor de escola pública se muitas vezes nem graduados em letras eles são?#breltchat
bamarcia
@GrammyLatino Sorry! Acho impossivel usar L2 100% ou talvez ate mesmo 50% na maioria das escolas publicas#breltchat
ethess
@GrammyLatino #breltchat infelizmente nao tenho experiencia em escola publica, mas a necessidade de L1 deve ser mto maior.
CeciELT
@dand57 Concordo em parte… em escolas publicas acho que ela nunca some… O contexto não permite #breltchat
bamarcia
@GrammyLatino Na esc publica o uso total de L1 é impossível! Não sei qual o % de L1 e L2 possivel, nunca vivenciei essa realidade #breltchat
giparaty
@BrunoELT N me sinto copletamente segura a usar só inglês em aula. E além disso,trabalho c/1 turma iniciante.#breltchat
GrammyLatino
#BRELTChat Na escola pública com 45 minutos de aula por semana… é irreal acreditar que se o Prof der aula em L1, os alunso irão entender!
CeciELT
@GrammyLatino Mas tem que ter um equilibrio né Graeme? Talvez explicações em L1 e o resto em L2 (re escolas publicas) #BRELTChat
giparaty
@GrammyLatino Trabalho em escolapública,45min por semana.Dou metade da aula em inglêsmetade em port.Mas a turma sempre pede port! #breltchat

Em geral, tivemos uma discussão proveitosa sobre um tema ainda muito controverso e de grande interesse para professores de línguas.

Agradecimentos especiais aos moderadores do #BRELTChat: @raquel_efl, @brunoelt e @cecielt. Também agradecemos aos colegas @ethess, @DenilsodeLima e @GrammyLatino pelas indicações de leitura sobre o tema:

Translation: the fearful phantom of ELT @ http://tinyurl.com/dmar33

Uso do Português das Aulas de Inglês @ http://tinyurl.com/b9lowy

Use of the Mother Tongue in Class @ http://tinyurl.com/3463ser

Using the Mother Tongue (Delta) @ http://tinyurl.com/6chb2ak

Translation (OUP) @ http://tinyurl.com/6y37j46

@marcusmurilo é professor de inglês desde 2004. Possui o ICELT e mora em Brasília.

Advertisements

2 thoughts on “Resumo do Chat de 02jun – o uso da língua materna em aulas de inglês

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s