Resumo: A Certificação do Professor de Inglês: Quanto mais certificados melhor a prática? por Marcia Lima

Fiquem por dentro do que aconteceu no último chat, dia 16 de Junho através do ótimo resumo feito pela colaboradora Márica Lima.

– Márcia Lima é EFL teacher e Teacher Trainer em Goiânia. Ela é interessada por Tecnologia e suas implicações na educação, bloga em http://www.whereenglishisfun.blogspot.com e Twitta como @bamarcia.

Nosso muito obrigado, Márcia!

The #breltchat Team

————————————————————————————-

O tópico do #breltchat chat do dia 16 de junho foi:

A Certificação do Professor de Inglês: Quanto mais certificados melhor a prática?

A discussão foi iniciada com a pergunta: Qual é o equilíbrio entre a prática e a teoria? Quanto disso obtemos com cursos formais que nos “certificam”?, lançada pela moderadora Valéria França @vbenevolofranca                                                                                  Alguns pontos abordados foram:

– Experiência(prática) é muito importante, mas deve ser embasada na teoria: “O ponto de equilíbrio entre a teoria e a prática seria o momento em que a teoria fundamenta a prática verdadeiramente.” @hoprea                                                                                        – “O ideal seria desenvolvimento profissional baseado na reflexão da prática.” @ vbenevolofranca

– “Reflexão sobre a prática é importante para a experiência e bagagem profissional. Experiência sem reflexão não vale.” @hoprea

– Henrick @hoprea sugeriu o “treinamento clínico” para professores, uma prática semelhante `a residência no curso de medicina, em que o professor é acompanhado na prática por professores mais experientes, até assumir de vez as turmas.

A formação superior auxilia na qualidade do professor?

Formação superior x Cambridge ESOL

 

– Em geral, devido ao grande número faculdades de letras e `a dúvida sobre a seriedade de algumas, o diploma universitário de letras não tem sido visto como diferencial. A graduação em letras não significa que o professor está preparado/qualificado para ensinar a “subject matter”, uma vez que a prática de ensino não costuma ser bem desenvolvida.

– A certificação é vista como mecanismo de suporte para a implementação do conceito de qualidade total na educação-Vygostky @BrunoELT

– De modo geral a graduação prepara mal para uma semi-realidade de escola pública. Semi, porque a prática de ensino é super mal desenvolvida. @vbenevolofranca

– Sabemos que certificação não significa necessariamente “formar” um bom

profissional. Títulos não medem a capacidade na totalidade @Raquel_EFL

– Entretanto, a certificação pode ser o diferencial na escolha através de análise de currículos e a seriedade da instituição minimiza os erros. Porém, a avaliação não se resume aos currículos. A performance é o que realmente decide na hora da contratação.

– Teoria é importante, mas a experiência, empatia, conhecimento paixão são mais importantes. @eyespeakbrasil

Eu acrescentaria ainda vocação e boa comunicação `a lista. @bamarcia

– Um lembrete importante: nem sempre a certificação traz resultado imediato `a vida do professor, seja financeiramente ou em sala de aula. @fabfranco

Cambridge ESOL

– De maneira geral, dá-se preferência `a habilidade linguística `a certificação em nível superior.

– CPE é o exame de Cambridge que atesta a proficiência linguística e ter nível de CPE deveria ser a meta dos professores de inglês.

– O Cambridge ESOL com o novo “extended certification” que relaciona exames com CEF vai facilitar a vida. @ vbenevolofranca

–  CELTA e DELTA são qualificações de teaching. São bem acadêmicos.

Certificação pelo Braz-Tesol

– Essa idéia já foi sugerida em um dos #breltchats e retomada por @hoprea. Os participantes do chat acham a idéia boa.

CPD

– Devemos incentivar o desenvolvimento do professor metodologicamente também ao longo prazo. @vbenevolofranca

– A melhor certificação deveria ser uma que dissesse, “certificado por aprender a refletir sobre suas aulas e alunos” @hoprea

– O desenvolvimento profissional informal através de midias sociais como twitter e blogs, também é buscado por vários professores.

O assunto gerou muita discussão e não foi possível abordá-lo a contento. Valéria sugeriu um follow-up, coletando a experiência diferente de cada um dos moderadores/participantes vis a vis experiência e certificação.

 

Links de Cambridge ESOL

 

Cambridge ESOL Exam Centres in Brazil

 

http://www.cambridgeesol.org/exams/index.html

 

http://www.ihonlinetraining.net/

 

http://www.bell-centres.com/teacher-training/cambridge-esol/

 

 

 

 

Advertisements

One thought on “Resumo: A Certificação do Professor de Inglês: Quanto mais certificados melhor a prática? por Marcia Lima

  1. Infelizmente, perdi o último #breltchat, mas é ótimo poder contar com o resumo para poder catch up. 

    Acho que a certificação não garante excelência, mas pelo menos aponta para um comprometimento por parte do profissional que a busca. Em 2009, fiz o Cambridge ESOL ICELT. Isso não quer dizer que eu virei um super professor, mas o curso me ajudou a desenvolver muitas coisas que talvez eu demorasse anos pra desenvolver se não fosse os “toques” dos tutors ao observarem minhas aulas – além das input sessions que contribuíram para a minha reflexão sobre diversos pontos da minha prática em sala de aula e como profissional no geral também.

    Gostei da idéia sobre uma qualificação endorsed by BRAZ-TESOL. Até porque as qualificações internacionais são relativamente caras. Acho que um certificado nacional podia vir a calhar nesse sentido ao ajudar os professores que não tem como financiar um CELTA, por exemplo.

    E acho que a melhor teaching qualification é a que certifica o professor “por aprender a refletir sobre suas aulas e alunos” como apontou o @hoprea.

    Ótima discussão e realmente merece ser revisitada!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s