Um sumário do chat sobre “O desenvolvimento profissional através das mídias digitais”

O sumário do nosso tweet chat do dia 30 de junho foi gentilmente redigido pelo Jorge Teixeira (@texjorge). Para quem não pode participar, esperamos que este sumário mostre alguns dos grandes benefícios de participarmos de uma comunidade online onde possamos dialogicamente partilhar e refletir sobre nossa experiência profissional e prática pedagógica.

Super obrigada Jorge!

A equipe do #breltchat

————–

No último dia 30 de junho, mais uma vez o grupo (cada vez mais representativo) do #breltchat se reuniu para discutir sobre um tema cada vez mais recorrente: “O desenvolvimento profissional através das mídias digitais”. Abaixo as principais idéias que foram discutidas durante uma hora:

Através de uma ferramenta como o twitter já e possível seguir vários profissionais de ELT abrindo oportunidades de participação em vários “webinars” e conferências online. O próprio #breltchat e #ELTchat são uma evidência de que as oportunidades para essas discussões são o tempo todo multiplicadas.

Os blogs também são uma ótima ferramenta, inclusive, de acordo com @lelioaraujo, alguns jornalistas já migraram para esse tipo de mídia. Estes canais fortalecem e ampliam as nossas PLN’s – as redes de desenvolvimento profissional. É realmente gratificante perceber que o conhecimento, as oportunidades e as redes que são criadas online através de twitter e blogs são incomensuráveis.

Mas como um blog ajuda o profissional a se desenvolver? Não somente a leitura de posts e de seus comentários, mas redigir o seu próprio post também ajuda a refletir sobre a prática. Muitas vezes, as discussões sugeridas nesses posts são “thought provoking” e a possibilidade de comentar e ver outras opiniões conta muito mostrando dessa forma um lado altamente profissional. (Leia,ao final desse resumo, uma relação de links para agregar ao seu desenvolvimento profissional.).

A seguir, vários benefícios listados no levantamento das características do desenvolvimento através de mídias digitais foram citados:

– Blogs nos permitem ler, refletir e repensar o tópico pelos “olhos do outro”;

– Há uma maior democratização do conhecimento;

– O custo de um curso online é infinitamente menor do que ir para o exterior;

– A possibilidade de estarmos sempre trocando ideias além do nosso próprio ambiente de trabalho é muito rico;

– Ambientes virtuais tiram a “timidez” do face 2 face e permitem  que a construção do saber não seja centralizada;

– O que se aprende online aumenta o repertório de ferramentas pedagógicas.

Há que ser realista e constatar também que apesar da grande variedade e rápido acesso à informação, existe também o risco de se ter um contato superficial do conhecimento. Corre-se este risco até em chats, apesar de que a forma de aprendizagem seja outra. Por outro lado, quando bem orientada e divulgada, os educadores percebem que não estão isolados e com questões “aparentemente” isoladas. Este potencial informal de PD (professional development) que o twitter e blogs proporcionam e que deve ser melhor explorado.

A grande variedade de ferramentas online encontradas exige que aqueles que as aplicam saibam diferenciá-las claramente; seja para o desenvolvimento profissional e/ou para o ensino. Uma maneira de filtrar e criar a sua própria PLN, não importando qual pequena ela seja, será sempre valiosa. Sua PLN deve sempre refletir o tipo de envolvimento que se está buscando. É importante dominar essas ferramentas para uso pessoal, para que a partir daí, possamos também utilizá-las com nossos alunos.

Ainda existem professores distantes das mídias sociais, professores que sequer tem tempo para usá-las. Dentro de uma constante “info overload” é importante saber gerenciá-las. Afinal, a tecnologia nos remete a técnicas que são feitas por e para pessoas… o “humano” eh sempre presente. Dentro ainda de tanta novidade, o sistema, os currículos e as instituições ainda não assimilaram a velocidade das mídias sociais. Estamos vivendo uma transição ainda e, portanto a assimilação de tudo isso fica afetada.

Para saber mais procure informações sobre:

– Moodle;

– Twibes;

– Facebook Groups

– Bongo Blog: http://vai.la/27R0

– @TheConsultantsE: http://bit.ly/dg0eNT

– TTC online da IH: http://bit.ly/4zog8U

www.eltcommunity.com

– EduPLN:  http://bit.ly/9NQPSa

– Classroom 2.0: http://www.classroom20.com

– EdWeb: http://bit.ly/4xaawc

www.teacherdevelopmentinteractive.com

– Ferramentas Online para ensino de adultos: http://bit.ly/c84tpG

– #followfriday

– #teachertuesday

– Conexões Interativas no Ensino de Línguas: http://bit.ly/jqTQy2

E para ferramentas de leitura experimentem:

– RSS reader (GOOGLE Reader);

– Organize listas e buscas pelo TWEETDECK.

E assim concluímos mais um momento muito enriquecedor no nosso #breltchat. Se você gostou do que leu, se de alguma maneira lhe enriqueceu ou se você ainda gostaria de mencionar algo que não foi dito, participe do nosso próximo #breltchat. O nosso próximo encontro é dia 04 de agosto (vamos tirar alguns dias de férias agora em julho) mas geralmente nos encontramos a cada 15 dias. Sempre às quintas feiras de 21:30 a 22:30.

Jorge Teixeira (@texjorge)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s