#BrELTchat Summary – Teachable Moments (TMs)

#BrELTchat Summary – Teachable Moments (TMs) – 1 de setembro, 2011-09-02

Moderadores: @BrunoELT, @vbenevolofranca, @raquel_EFL, @CeciELT e @hoprea.

Como sabemos que ler a transcrição do #breltchat na sua forma ‘nua e crua’ pode ser bastante confuso, resolvi fazer um apanhado dos comentários que melhorar representam, na minha humilde opinião, o teor do chat sobre Momentos de Aprendizado (TMs). A discussão foi animada e com vários participantes de primeira viagem, além dos ‘velhos lobos’, o que muito nos alegra, pois significa que esta iniciativa esteja crescendo e envolvendo cada vez mais professores num fórum de troca livre de idéias, sem censura e sem agendas institucionais ou políticas. É uma grande responsabilidade interpretar e parafrasear as palavras dos outros, uma tarefa sujeita à interferência inconsciente de quem a executa… e é por este motivo que resolvi deixar na sua forma original os tweets de colegas, cada um identificado pelo seu nick.

Graeme Hodgson (@GrammyLatino)

 

Quão confortável você se sente em desviar do lesson plan? (@BrunoELT)

@teacherhigor We teach the students, not the plan. Scrivener

@GrammyLatino  Desviar-se do plano de aula é algo que TODO professor faz instintivamente…

@BrunoELT Muitos não se sentem confortáveis em fugir do plan e retomar

@teacherfab  Não tenho problemas em transgredir lesson plan desde que perceba que será algo proveitoso principalmente para os alunos

@vbenevolofranca: “desviar” do plano ou “transgredir” não são palavras fortes p usarmos sobre planejamento de aula?

@GrammyLatino  Faz-se um plano, já pensando em adequá-lo ou adaptá-lo conforme energia dos Ss.

@lu_bodeman  A vida é dinâmica, a aula também deve ser. E oportunidades sempre surgem… Pq não aproveitá-las?

@teacherfab O que não pode é não fazer plano algum sob a desculpa de estar esperando um ‘TM’ cair do céu em seu colo.

@eltbakery A idéia não é ir sem o plano de aula, mas aberto a mudanças e chances para gerar mais conhecimento e interesse dos alunos

@hoprea  O plano de aula não deve obrigatoriamente ser seguido ao pé da letra. Ensinamos pessoas, não o conteúdo.

@GrammyLatino  Grande parte dos profs… não to falando de cursos e sim colégio… não faz plano!

@hoprea @GrammyLatino Muitos sequer aprenderam a fazer um plano de aula.

@texjorge Um TM é proporcional à percepção que o professor tem do teachable plan

@BrunoELT: O que é interessante é que um TM pode se transformar em uma lição completa!

@shirleyteacher: gente, planejamento é bom! O lesson plan é seu amigo… mas, não é camisa de força né?

@GrammyLatino Não pode ser de interesse de apenas um ou dois alunos… tem que ser geral!

@Juniorelt Acredito que nesse momento o professor deve conhecer muito bem os alunos e saber suas necessidades.

@GrammyLatino Tem que haver um equilíbrio entre a cobertura plena do conteúdo daquele nível… para dar sensação de progresso… e TMs.

@eltbakery  É necessário haver uma razão, um propósito. Não só mudar o plano por mudar.

@texjorge E quanto a percepção do aluno ao se aproveitar de um TM? Ele é a parte principal do processo.

@eltbakery O prof precisa de ‘tato’ p saber quando é válido modificar.

@eltbakery Tudo o que é feito em uma aula deve ter um propósito. Seja o que está no plano, ou fora dele.

@vaddienajman u can find TMs while planning yr lesson and IF sts take the bait introduce them – plan B, C …or go with the flow.

@eltbakery Alunos acabam lembrando mais dos TMs do que o assunto da aula pré-planejado. Daí sua importância.

Qual seria a tradução/definição de TM? (@GrammyLatino)

@hoprea  Uma oportunidade de ensino espontânea? Seria uma boa tradução?

@BrunoELT Um TM é algo não planejado que ocorre em sala.

@BrunoELT O termo é “momento de aprendizado”.

@eltbakery: TMs surgem quando notamos a chance de desviar o plano de aula para enriquecer a própria aula.

@PriVanderlei São momentos únicos, onde o aluno demonstra grande interesse em um assunto e o prof tem q estar preparado para aproveitá-lo

@hoprea  TMs são coisas que nos fazem abandonar o planejamento para melhorar o aprendizado.

@hoprea  TMs devem ser aqueles em que mais conseguimos personalizar e tornar significativo o aprendizado.

@llea_dias TM: saber tirar proveito do imprevisível em sala de aula

@borap  TMs são resultado de profs corajosos, informados e atualizados

@llea_dias Acredito que os TM sejam momentos de troca de conhecimento entre professor e aluno.

@vbenevolofranca  TMs exigem concentração, sem medo de enveredar pelo caminho desconhecido (unplanned) @pollyspice TMs são os momentos “aluno ensina professor também”. E é uma ótima chance de vê-los produzindo com liberdade total

@CeciELT Vejamos não como aula QUEBRADA em momentos, mas FEITA de momentos que levam a um objetivo.

 

Quais as dicas para professores não deixarem escapar oportunidades de aprendizado espontâneo? (@hoprea)

@eltbakery Conhecer bem os SS p saber qd se deve ir por outro caminho que vai ser + enriquecedor para o grupo.

@juliomenochelli Precisa-se de razoável experiência e jogo de cintura para poder utilizar esses momentos tão preciosos!

@llea_dias Depende da ligação do momento em que o tópico foi trazido e a habilidade do professor em conectar isso com o conteúdo.

@Thais_Loureiro_ Planos de aula são meu maior guia, queria às vezes poder diversificar +, porém não sinto um engajamento dos sts

@eltbakery  Talvez seria interessante perguntar pros alunos o que é interessante p eles e daí perceber qd é possível usar TMs

@pollyspice Aproveitar-se de fatos ocorridos para ter TMs mostra que o professor se preocupa com muito mais do que “o conteúdo da aula”.

@vbenevolofranca  Um tópico que seja “current news” geralmente permite muita interação, “engage” os alunos.

@GrammyLatino Daí surge a importância do prof estar ligado no mundo fora da sala de aula… ler revistas semanais, jornal, ver noticiário etc.

@dand57 O feeling do prof é essencial e fazer com que o ‘desvio’ sirva para todos tbm. E devemos tbm ter cuidado com o TTT

@Raquel_EFL TM são Student Centered e não Teacher Centered, daí eu achar que não dá para planejar o que deve ser espontâneo e não elicitado.

@Raquel_EFL RT @borap: como treinar os profs novos a perceberem uma oportunidade de TM? > bom ponto! Escuta Ativa penso que ajuda

@Raquel_EFL Todos nós fomos alunos, e os professores que mais nos marcaram foram os que melhor tiraram proveito dos TMs. Vcs se lembram?

@GrammyLatino  voltemos à questão do jogo de cintura… a gente pode planejar (com tópicos atuais) até morrer… mas tem q mudar se não tiver impacto desejado!

@GrammyLatino @Raquel_EFL Good point… TMs must be Ss-generated and S-centred…

@Gusbarcellos TM vem dos alunos. Quem tem que aproveitar a chance é o professor para poder envolver a todos

@vbenevolofranca  Tem que aprender a escutar e olhar para seus alunos, assim percebe TMs. Vc mostra, não acho que treine!

@GrammyLatino  Me convenci que TM deve ser S-generated, portanto não-planejado… e de interesse geral.

@Gusbarcellos Ter rapport com a turma ajuda em captar os TMs.

@defstef98:acho que TMs exigem jogo de cintura, sensibilidade, verdadeiro interesse nos alunos e nos seus interesses.

Conclusões Gerais

@vbenevolofranca Acho que concordamos que um TM pode surgir de tópicos de interesse comum / current events que são trazidos pelos alunos

@borap:  os adultos talvez acham que TM significa “straying from the topic/plan”

@hoprea  Teens podem preferir “sequer abrir o livro”

@BrunoELT: Um ótima atividade que pode foster TM, é a Wandrous Whiteboard criada por Jason Renshaw.

If you want to read more about TMs, why not check:

– http://ddeubel.edublogs.org/2010/11/07/manufactured-teachable-moments/

– http://www.betterlanguageteaching.com/

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s