Resumo do #breltchat – “Peer-Observation” e “Peer-teaching”

Durante o último #breltchat discutimos sobre “peer-observation” e “peer-teaching”. Após algumas elucidações, os participantes chegaram à conclusão de apesar de semelhantes, os conceitos são díspares. Peer-observation é quando alguém do mesmo nível hierárquico em certa instituição (por exemplo, dois professores) observa outro profissional para efeitos de crescimento profissional. Já “peer-teaching” significa dividir uma turma com outro professor. Prática essa muito pouco explorada no contexto do ensino de inglês no Brasil. Após desfeita a possível divergência de termos, os participantes focaram no tema do “peer-observation”.

A discussão foi iniciada por @shirleyteacher “vamos partir do principio q todos os termos envolvendo PEER dão idéia de colaborativo ,sem que alguém esteja “à frente” de alguém #breltchat” – que tocou num ponto nevrálgico das famosas observações: todos saem ganhando nessa troca de experiência, porém deve sempre haver uma imparcialidade de ambas as partes para que o processo seja validado.

Ao continuarmos a discussão @lu_bodeman comentou: “@BrunoELT Hey Bruno! Eu gosto de peer-observation. Sempre bom estarmos ciente da nossa performance em sala. #breltchat” – onde todos concordaram que nem sempre percebemos algumas falhas em nossas práticas, mas isso pode ser facilmente detectado pelo olhar distanciado e crítico de um outro colega. O mesmo se aplica para pedagogias bem sucedidas.

  • @lu_bodeman @BrunoELT Tambem eh bom ter a colaboracao de um colega que perceba coisas q nem sempre identificamos, SS needs, behaviour, etc. #breltchat
  • @shirleyteacher #breltchat o olhar do PEER é de muita valia. Afinal, às vezes ficamos presos a comportamentos em sala que achamos ok e n~]ao surtem efeito
  • @llea_dias O olhar do outro por vezes enxerga certos elementos que nao vemos pelo costume com a turma. #breltchat
  • @BrunoELT: É verdade que durante uma peer-observation, deve sempre haver imparcialidade #breltchat No “gotcha” moment
  • @shirleyteacher #breltchat olha, PEER prá mim TEM q ser recíproco na medida do possível. Vc faz a gentileza de me observar para me ajudar eeu retribuo!

Alguns percalços desse processo também foram destacados, como podemos ver a seguir:

  • @teresa1999 #breltchat o q pode acontecer é o professor pouco amadurecido querer aparecer e ofuscar o trabalho do outro. natureza humana as vezes ‘sucks
  • @teacherfab Há que se ter confiança no colega que nos observa, um ambiente de camaradagem, de saber que está sendo ajudado na PO. #breltchat
  • @GrammyLatino #breltchat Quando os peers (colegas) se comprometem a sempre fazer a observação em ‘duas vias’ (um observa o outro)… é mais justo, creio.
  • @teacherfab Há a desvantagem, vezenquando, de professores vendo um peer atuando ‘pior’ e ficar ‘preguiçoso’. #breltchat
  • @dand57 nem sempre é necessário haver ‘camaradagem’ entre os peers mas sim profissionalismo e comprometimento! #breltchat
  • @BrunoELT: Professores aproveitam mais quando a observação é feita sem pressão e num clima de coleguismo #breltchat Sem duvida!!!

Também falou-se sobre a capacidade daquele que observa uma lição no intuito de “avaliar” um colega:

  • @teacherfab E acredito firmemente que é preciso de treinamento para se fazer uma peer observation de qualidade. #breltchat
  • @teacherfab Houve professores que vieram às minhas aulas para achar o tal do ‘gotcha moment’. Sensação horrível (sinking feeling). #breltchat.
  • @jaluribe Boa noite! Interessante também é ser orientado sobre o que observar. Quanto vcs acham que isto pode influenciar o observador? #breltchat

Alguma dicas para o melhor aproveitamento de observações:

  • @CeciELT O q eu faço quando vou fazer peer? E p/ não deixar que o colega sinta essa pressão? 1o eu pergunto se alguém QUER ser observado #breltchat
  • @shirleyteacher RT @dand57: ‘camaradagem’/ profissionalismo! #breltchat ah, talvez não camaradagem, mas, gentileza na observ e coment SIM!Profission:SEMPRE
  • @lu_bodeman @CeciELT Acredito que seja acreditar no que faz. #breltchat
  • @teacherfab É preciso explicitar antes os limites e propósitos desse PO. Não é para ‘cortar cabeças’ ou adquirir vantagens sobre o colega. #breltchat
  • @CeciELT Depois, a aquele que quer ser eu sento e pergunto se tem algum pto especifica que ele quer que eu observe. Foca e é + proveitosa #breltchat
  • @jaluribe @teacherfab @CeciELT Acho que uma idéia é a formação em observação e em como dar feedback. Assim existe um modelo de boa prática. #breltchat
  • @shirleyteacher #breltchat Ainda insisto q PEER demanda reciprocidade. Talvez saber q o colega tb vai te observar sossegue a “natureza” humana…
  • @teresa1999 @gusbarcellos #breltchat tb acho mas qd institucional é desconfortavel eu mesma ja passei por experiencia horrivel recebendo feedback 1 vez.
  • @dand57 Nós mesmos podemos eliminar o clima tenso quando somos observados, nem sempre quem observa intimida! #breltchat
  • @CeciELT re: Parametros de OBS: Acho que devem haver várias opções de parametros, para servirem para vários tipos de necessidade #breltchat
  • @jaluribe interessante é ter uma caixa para troca de sentimentos sobre como foi ser observado. Pode ser uma pesquisa construida p/ grupo. #breltchat
  • @BrunoELT: Peer não é hora de julgar, criticar ou monitorar a aula de um colega #breltchat
  • @jaluribe Geralmente assistimos aulas c/ problemas. interessante seria começar com boas aulas para a pessoa se acostumar com ser observ. #breltchat

Links para uma leitura aprofundada do assunto podem ser encontrados em:

http://www.teachingenglish.org.uk/transform/teachers/teacher-development-tools/peer-observation

http://www1.umn.edu/ohr/teachlearn/resources/peer/guidelines/

http://www3.imperial.ac.uk/edudev/resources/peerobservationofteaching

http://www.usingenglish.com/teachers/articles/peer-observations.html

http://eltj.oxfordjournals.org/content/53/1/22.abstract

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