Resumo do chat (12/04) – Personalização: ideias para aula se tornar menos impessoal

O resumo do chat do dia 12/04 foi escrito pela professora Natália Gurreiro. O Twitter handle dela é: @ncguerreiro. Muito obrigada a Natália por escrever este resumo.

—————————————————————————————-

O que é personalização?

  • Atender as necessidades do aluno de forma prazerosa e eficaz.
  • Dar oportunidade de o aluno se expressar em atividades comunicativas.
  • Engajar o aluno no aprendizado.
  • Uma ferramenta para aprendizado, não um fim em si mesmo.
  • Mais do que uma forma de praticar a língua, pode ser uma contextualização de todo o aprendizado. É uma possibilidade para qualquer momento da aula, não apenas no final (como seria no PPP).
  • Uma abordagem para toda a aula, mais ou menos profundamente em alguns momentos.
  • Instrução diferenciada: tocar cada aluno individualmente.

Pontos positivos

  • Promove melhor relacionamento professor-aluno e aluno-aluno.
  • Mostra a relevância do item ensinado, portanto motiva a aprender.
  • Adota uma abordagem mais humanista.
  • Mostra ao aluno que ele como indivíduo importa na sala de aula.

Problemas a se pensar

  • Syllabus ditado pelo livro, avaliações padronizadas e cronograma apertado atrapalham a personalizar.
  • Em turmas heterogêneas, não é possível personalizar para todos. Havendo mais que um aluno, com certeza já será necessária alguma negociação.
  • Alunos podem sentir como invasão de privacidade, sobretudo quando tímidos ou de outras culturas.
  • Professor pode cair no papel de terapeuta.
  • Aluno ser intolerante quanto à preferência/fala de outro.
  • Alunos podem demonstrar crenças de aprendizado muito distintas da abordagem do professor/curso.
  • Alunos podem expressar algo traumático, que deixe todos em silêncio.
  • Será que personalização de fato favorece a aquisição?

Como fazer

a)      Demonstrar interesse genuíno no conteúdo do que o aluno fala/escreve (ex.: usar follow-up questions e não simplesmente passar para o próximo aluno) e evitar responder só à forma.
b)      Usar exercícios como “describe your house”, em que o aluno usa a língua para falar de sua realidade.
c)       Aproveitar o material do livro (como um texto) e fazer uma pré-tarefa que, já servindo de lead-in, também trabalhe com a realidade do aluno quanto ao tópico. (Ex. aqui http://www.teachingenglish.org.uk/knowledge-database/personalisation).
d)      Variar padrões de interação de forma que todos possam ter trocas respeitosas.
e)      Conhecer seus alunos para saber seus limites em compartilhar informações.
f)       Não só fazer elo com vida pessoal de aluno. Também envolvê-lo no tema (Personalização como E de ESA – Engage – Study – Activate).
g)      Fazer análise de necessidades no início do semestre (ex.: questionário sobre interesses, gostos, preferências de tipo de atividade, objetivos pessoais de aprendizado, etc.) e utilizar os dados durante o curso.
h)      Evitar usar somente técnicas de ensino e aprendizagem com a qual você professor se identifica (ex.: um prof. tecnológico que usa mais a internet porque ELE aprende assim).
i)        Deixar espaço para a criatividade do aluno.
j)        Para não cair na terapia, ver indivíduo dentro de visão mais sócio-histórica.
k)      Trabalhar em sala de aula a questão do respeito pelas diferenças.
l)        Oferecer tarefas-problema para os alunos solucionarem.
m)    Monitorar as reações dos alunos aos eventos na sala.
n)      Adaptar a aula quando possível com base no que está surgindo da interação (dogme moments, sair do “script”).
o)      Ter jogo de cintura e habilidades interpessoais.
p)      Lembrar que se as crianças estão falando sobre um tópico, psicanaliticamente, elas estão prontas para isso. E compartilhar uma informação traumática só unirá mais o grupo.
q)      Pensar fora da caixa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s