Mensagem a Mensagem: A formação de professor de línguas: como se manter atualizado? 06/09

Bruno Andrade Prontos para começar? Em meio a falta de tempo e dinheiro, como voces se mantém atualizados?

Valeria Benevolo França Olá e boa noite. Hora de começarmos a refletir juntos sobre como podemos nos manter atualizados.

Bruno Andrade O nosso chat já é uma forma de se manter atualizados

Claudia Martins Boa noite, gente.

Bruno Andrade a troca é sempre intetressante quando diversos pontos de vista se encontram

Claudia Martins Com certeza Bruno Andrade.

Bruno Andrade olá Claudia Martins!

Valeria Benevolo França Boa noite Claudia.

Claudia Martins Mas, também acredito que participarmos de conferências, seminários, treinamentos é de fundamental importância. Temos sempre algo para aprender.

Bruno Andrade uma coisa que toma pouco tempo e que traz uma visao mais ampla de ELT é ler um artigo por dia. sempre interessante, o que acham?

Claudia Martins Boa Noite Valéria.

Valeria Benevolo França Bom, por enquanto somos nós 3. Uma das coisas que eu faço para memanter atualizada é sempre procurar a ler blogs da nossa área.

Bruno Andrade Verdade, Claudia Martins… mas nem todos tem a grana pra isso, infelizmente…

Claudia Martins Acho que um artigo por dia nem sempre consigo, mas um por semana com certeza.

Valeria Benevolo França Boa sugestão Bruno Andrade, um artigo por dia acaba não impondo tanto em nosso tempo.

Valeria Benevolo França Sim Claudia, na verdade vai sempre depender de nossa carga horária e tem aqueles momentos típicos de orreção e relatórios…sempre exige muito do professor.

Claudia Martins Por isso acho que quanto mais compartilharmos tudo com nossos colegas, essa coisa de guardar conhecimento não é bacana.

Claudia Martins Amigos, será que seremos só nós três?

Bruno Andrade Esse site tem artigos otimos e uns bem curtos:http://hltmag.co.uk/index.htm

Humanising Language Teaching (HLT) Free Online EFL Magazine for Teachers of English

Teresa Gomes de Carvalho Boa noite.

Claudia Martins Ah, bem bacana. Gosto de receber artigos por email.

Valeria Benevolo França No site do British Council tem um recurso para nós professores que nos ajuda muito em termos de pensarmos o nosso próprio desenvolvimento profissional.http://www.teachingenglish.org.uk/continuing-professional-development

Continuing professional development | TeachingEnglish | British Council | BBC

Claudia Martins Oi Teresa Gomes de Carvalho

Bruno Andrade Acho que por enquanto sim, Claudia Martins – o pessoal deve estar tomando cerveja ou engarrafados pra ida a praia

Valeria Benevolo França Boa noite Teresa Gomes de Carvalho

Teresa Gomes de Carvalho acho que qdo falo de atualização tb falo de lingua, o ingles que esta sendo falado por aí.

Claudia Martins e eu deixei de ir pra farra pq tô curtindo muito nosso chat!!!

Claudia Martins ah com certeza, precisamos sempre nos atualizar.

Valeria Benevolo França Também Teresa, isso sem dúvida também é importante para nós.

Claudia Martins e o incrível é quanto aprendemos com nossos alunos.

Valeria Benevolo França Pensando no ponto da Claudia Martins, é possível dentro do nosso grupo no Face termos artigos, e isso me faz pensar em termos um “article of the week” onde um de nós escolhe um artigo que nos marcou , explica a razão e partilhamos o link.

Claudia Martins excelente idéia!!!!

Teresa Gomes de Carvalho estou usando meu celular minha filha e mais 3amigas sequestraram o computador e i laptop.

Teresa Gomes de Carvalho boa ideia valeria!

Bruno Andrade Verdade, Teresa Gomes de Carvalho! Muita gente deixa de se atualizar na propria lingua… Eu me sinto um eterno aluno. Sou “casado” com um cenógrafo e tudo que ele ve ele pensa na forma, no material e no como atingir aquele objeto. Eu professor presto atencao em tudo que ouço e leio. to sempre muito curioso com o modo de falar, as escolhas linguisticas e as nuances da fala.. isso eh uma forma de se manter atento a lingua e aprender sempre

Claudia Martins Ah, por falar em atualização eu e mais 11 profs. da CI Salvador começamos o ICELT próxima sexta!!!

Bruno Andrade otima ideia, Valeria Benevolo França! Article of The Week

Bruno Andrade e vcs, como se mantem atualizadas com a lingua?

Teresa Gomes de Carvalho a gente esta sempre antenado bruno

Valeria Benevolo França Isso, temos formas de nos atualizar de forma mais autonoma e individual, mas sempre tem a opção do curso e certificação que traz outra experiência.

Claudia Martins Temos os nativos que nos ajudam bastante, os sitcoms que vem recheados de expressões.

Teresa Gomes de Carvalho sim valeria todas as formas de atualizacao valem a pena mas é preciso tempo e trabalho intelectual demanda tempo. precisamos ser seletivos e tb dar um intervalo pra reflexao senao vira info em cima de informação

Claudia Martins Agora confesso a vcs que curto muito quando nossos alunos trazem a novidade, poxa é bacana perceber como eles também estão antenados para a língua.

Bruno Andrade verdade, Claudia Martins.. eu sempre copio as expressoes que ouço nos sitcoms. a minha ultima foi: to cut someone some slack que vi no sitcom THE big bang theory

Teresa Gomes de Carvalho sim claudia mas nada como ter feedback de um native speaker e interacao direta alem da tv por assinatura e viagens se possível

Valeria Benevolo França Concordo Teresa Gomes de Carvalho. A reflexão acaba sendo as vezes tão importante…é onde juntamos os nossos pacotinhos e formamos um novo pacote, que faz sentido para nós.

Cadu Souza Boa noite, pessoal. Só agora consegui chegar.

Teresa Gomes de Carvalho agora temos acesso a tanta informacao q precisamos respirar um pouco

Valeria Benevolo França Poís é Bruno Andrade, mais uma idéia para o nosso espaço aqui, estas expressões que ouvimos, são tão importantes.

Valeria Benevolo França Olá Cadu. Welcome.

Claudia Martins Eu também registro Bruno pq é um volume de expressões e palavras. É uma loucura.

Bruno Andrade ola Cadu Souza!

Teresa Gomes de Carvalho Tem uma pagina no facebook chamada grammar girl q eu gosto muito e ja indiquei com varias discussoes sobre gramatica e vocab interessantes e as vezes nem eles chegam a uma conclusão

Valeria Benevolo França Pensando sobre a questão de artigos, segue mais um link interessante de artigos bons (mais antigos, mas algumas dos escritores são importantes no mundo de ELT): http://www.tttjournal.co.uk/index.php?page=back_articles

Claudia Martins Agora, tenho percebido que cada vez mais temos tido a procura de professores da rede pública e privada vindo atrás do curso para estarem atualizados com seus alunos.

Cadu Souza Estou lendo o que já foi postado, mas posso adiantar que busco me atualizar como professor lendo artigos e participando de conferências, fazendo cursos – existem uns ótimos nowww.coursera.org – e buscando trocar com meus amigos.

Cadu Souza Enquanto eterno aluno, me atualizo vendo séries, ouvindo música e conversando com meus amigos – nativos ou não.

Teresa Gomes de Carvalho o blog do scott thornbury é muito bom

Valeria Benevolo França Este Coursera é muito bom mesmo.

Claudia Martins E percebo que as Universidades Federais tem melhorado muito o currículo no tocante a língua inglesa, hj percebo que os alunos estão sinceramente preocupados em concluir o curso falando inglês.

Cadu Souza Sim, Valéria. É ótimo. Estou fazendo um curso no momento sobre “Model Thinking” que está abrindo bastante meus olhos…

Teresa Gomes de Carvalho o scoopit esta repleto de bons artigos

Claudia Martins Agora temos várias opções on line.

Teresa Gomes de Carvalho infelizmente no momento nao tenho como fazer uma pós a noite mas eu adoraria se pudesse. e muito bom se reciclar aprender e trocar experiências

Claudia Martins Acho que é preciso ler, refletir para podermos concordar,discordar dos vários tópicos, idéias que nos são apresentados dia a dia.

Teresa Gomes de Carvalho Cadu como é esse curso?

Bruno Andrade O coursera é otimo! Um nivel incrivel de EAD. To gostando muito de um curso que estou fazendo pela universidade da Pensilvânia

Cadu Souza Uma outra coisa que tenho percebido é que não precisamos gastar muito para nos atualizarmos. Vira e mexe, através de contatos ou buscando na internet, aparecem oportunidades de cursos gratuitos, bolsas de estudo e coisas do tipo. Esse ano mesmo fiz um curso de Critical thinking pelo Dpto de Linguística da Universidade de Oregon que ganhei a bolsa pelo RELO Brazil – http://exchanges.state.gov/englishteaching/reg-el-officers.html

Valeria Benevolo França Mas Teresa Gomes de Carvalho você pode procurar cursos online.

Raquel de Oliveira Cheguei no chat…🙂 Lendo e jantando… já já começo a ser mais ativa no chat

Cadu Souza ‎Teresa Gomes de Carvalho, melhor que te explicar é te convidar a acessar o site. Existem diversos cursos em diversas áreas. Vai lá. Esse curso que estou fazendo iniciou essa semana e ainda dá tempo de ‘join’

Bruno Andrade Muito bem, Claudia Martins! Pensamento critico é vital na hora de se manter atualizado. Avaliar as possibilidades e ter insumo pra discutir é part and parcel do processo

Claudia Martins Nem me fala Teresa Gomes de Carvalho, mas eu e Cris aqui em Salvador fizemos o curso on line da Pearson com David Nunan e foi muito bacana.

Claudia Martins Temos o ITDI que tb é fantástico e o super acessível.

Cadu Souza Sim, o iTDi é muito bom!

Teresa Gomes de Carvalho eu tenho itdi mas ainda nao fiz curso. por La

Valeria Benevolo França Como Teresa Gomes de Carvalhomencionou o blog do Thornbury mas eu sei que está apenas no celular, estou postando o link do blog dele para os outros: http://scottthornbury.wordpress.com/

Bruno Andrade vcs já compraram alguma lesso do www.itdi.pro ?

Claudia Martins O blog é maravilhoso.

Bruno Andrade o projeto é muito interessante e tem supervisao do Scott Thornbury

Teresa Gomes de Carvalho o modulo 1 do delta é um tratamebto de choque de reciclagem:)

Claudia Martins ainda não, estou me organizando pra comprar um esse mês. Mas, acho que a CI está pensando em comprar pra os teachers daqui. Quando mostrei o site pra Jackie ela amou.

Cadu Souza Agora, também tenho uma pequena reclamação. Há tempos venho tentando montar um grupo de estudo e sempre recebo respostas negativas. Minha amiga que é médica, já formada há anos, tem um grupo de estudo a cada quinze dias. Acho o máximo e adoraria fezr o mesmo, mas a verdade é que escuto tanta desculpa das pessoas que convido que até fico desmotivado.

Raquel de Oliveira Todo o material que nossa PLN compartilha sempre é válido. Conversar via skype com amigos nativos nos faz perder aquele ranso de Inglês ‘de sala-de-aula’, sabe? E gostei muito da idéia de termos artigos aqui como um “article corner”, Valeria Benevolo França. Há a opção de fazermos upload no grupo de files🙂

Claudia Martins Eu sei como é isso Cadu Souza

Bruno Andrade É verdade, Cadu Souza – acho que os professores mais voltados pra academia fazem grupos de estudos constantes…

Raquel de Oliveira ‎Teresa Gomes de Carvalho, o M1 do DELTA foi um divisor de águas na minha vida profissional. Hj, por exemplo, fui dar feedback de atividades pedagógicas assistidas e o fiz através de perguntas, pq será, hein? Risos

Valeria Benevolo França ‎Cadu Souza posso compreender seu ponto, mas acho que nunca devemos desistir. A questão é encontrar pessoas que são like-minded…e então o grupo vai funcionar sim.

Cadu Souza Por exemplo, a Teresa Gomes de Carvalho mencionou o DELTA. Pensei em fazer o online DELTA, mas seria ótimo ter um grupo estudando juntoss…

Teresa Gomes de Carvalho e mesmo, e uma avalanche Raquel

Raquel de Oliveira ‎Cadu Souza, se sistematizarmos, pq não vermos o nosso chat como um grupo de estudos tb?

Cadu Souza Vou continuar tentanto, Valeria. Quem sabe agora não consigo?

Claudia Martins Nós temos que lembrar uma coisa: fazemos parte de uma instituição que em muito investe na nossa formação profissional, no nosso desenvolvimento

Bruno Andrade Verdade, Raquel de Oliveira – é uma forma que temos de nos encontrar e trocar ideias

Cadu Souza É verdade Raquel de Oliveira, não tinha pensado por esse lado.

Raquel de Oliveira Aprendo muuuuuuuuuuuito qd observo e quando sou observada. E pensar no PORQUÊ de determinada ação em cada estágio da nossa prática faz a nossa cabeça ferver, mas ao mesmo tempo nos convida a buscar respostas, sair do lugar comum.

Bruno Andrade Conte comigo, Cadu Souza! ja somos 2

Claudia Martins Eu acho que o nosso chat é de certa forma um grupo de estudos.

Claudia Martins Tenho aprendido muito com vcs!!!

Teresa Gomes de Carvalho a nossa realidade no brasil em EFL eh um tanto diferente da realidade de muitos autores portanto nos precisamos de referencias no brasil Tb

Raquel de Oliveira ‎Bruno Andrade e Cadu Souza > somos 3… chega mais gente, vamos montar um grupo de estudos online!!!

Cadu Souza É isso. Um grupo de estudos online seria amazing. Cada um escolhe um tema ou um artigo e discutimos. Bem similar ao que fazemos aqui, mas com uma leitura de pano de fundo.

Teresa Gomes de Carvalho claro, tb vejo o chat desta forma nosso grupo. Estamos de fato sub-utilizando as funcionalidades do Facebok.

Claudia Martins Fico feliz por ter essa oportunidade de conversar com pessoas tão bacanas, com experiência n área e que não estão aqui apenas para um bate papo,já reparou como refletimos após nosso chats?

Teresa Gomes de Carvalho eu tambem fico Claudia

Valeria Benevolo França O que fica claro é que o chat pode rolar mesmo com poucas pessoas…quality, not quantity.

Claudia Martins Podemos vir para os nossos chats munidos de material referente ao tópico da semana.

Claudia Martins termos um debatedor, um moderador

Raquel de Oliveira feliz feliz aqui com o rumo que nossa prosa está tomando :):):)

Cadu Souza Eu curto essa ideia!

Raquel de Oliveira ‎Claudia Martins e Valeria Benevolo França e cada um contribuir com o que tem de melhor…

Claudia Martins sério, se chegarmos aqui com artigos lidos sobre o tópico escolhido da semana nossa conversa será mais focada e acredito que devemos sair daqui com algo para refletir e deixarmos um canal aberto para escrevermos sobre nossas reflexões, o que acham?

Valeria Benevolo França Sem dúvida, a questão é que quando terminamos a votação, em geral já está bem perto do dia do chat. Então fica difícil ter o tempo de leitura…mas é claro que podemos repensar isso tudo.

Teresa Gomes de Carvalho BTW so anunciando aqui q vou fazer uma apresentaçao no teachers meeting intl ( mais ou menos o nome) chamada Im all ears…am I? nao sei a hora ainda apenas me inscrevi e depois mando os detalhes das apresentacoes online

Claudia Martins kd vcs?

Cadu Souza Acho a ideia de ler artigos para esse debate aqui muito boa, mas esse chat não deveria depender disso pois quem não tiver tempo de ler pode se ressentir e não participar. Acho que a ideia de termos textos seria para um segundo chat.

Cadu Souza O que acham?

Claudia Martins pois é….

Roseli Serra Gente, I’m sorry I’m so late! Minha filha chegou de Montreal hoje .. perdi a hora! What a shame!

Valeria Benevolo França Ou Cadu a idéia de termos dois espaços dentro do grupo, um onde acontece este chat e na parte de files os artigos..vou investigar e juntos podemos pensar em outras idéias.

Roseli Serra Boa noite a todos

Roseli Serra Nossa a conversa ta danada de boa …rss To tentando me achar aqui.. RSS

Claudia Martins bem pensado Valeria Benevolo França conte comigo para o que precisar, dentro do possível ajudarei.

Teresa Gomes de Carvalho que tal alguem se propor a ler um artigo e anunciar uma semana antes e convidar as pessoas para um debate ou ‘aula’?

Valeria Benevolo França Bom, como já estamos chegando ao fim, que tal cada um de nós partilhar uma meta de auto desenvolvimento nos próximos 4 meses?

Bruno Andrade Cadu, concordo que o chat nao deve depender de uma leitura previa. Tem gente que so chega pro chat mesmo e aproveita essa horinha do melhor modo possivel. Mas a ideia de escolheremos um artigo da semana é bem viável

Teresa Gomes de Carvalho é eu cheguei em cima da hora

Roseli Serra Muito bem , então o tópico é professional develpoment da gente é isso? e o que fazemos para tal?

Claudia Martins isso Roseli Serra

Roseli Serra ‎Bruno Andrade, me perdoe o atraso! eu tava com minah filha vaiajando ela chegou hje de férias famílai reunida, blablabla..

Bruno Andrade Meta pra os proximos 4 meses: continuar lendo muito (artigos, livros e blogs) e fazer meu CELTA!

Roseli Serra Obrigada Claudia Martins.

Claudia Martins Espero poder contar com a ajuda de vcs durante o meu ICELT!!!

Cadu Souza Apenas uma última ideia, às vezes subestimamos as pessoas perto da gente. Promovermos troca entre os colegas de onde trabalhamos também é uma grande forma de crescimento. Fazermos umas sessions do tipo ‘it works in practice’ onde cada um pode mostrar o que vem fazendo é uma boa ideia – e todos aprendem!!!

Raquel de Oliveira Minha meta: aprender mais sobre ensino para educação infantil e ensino fundamental em escolas

Valeria Benevolo França A minha meta é voltar a estudar e me aprofundar na fonologia, IPA chart e tudo mais.

Cadu Souza Bruno, você vai adorar fazer o CELTA!

Claudia Martins De nada Roseli Serra! Que bom que sua filha chegou bem!!!

Cadu Souza Minha meta é trocar muito com meus colegas professores – pros próximos 4 meses acho que só consigo isso

Claudia Martins Tenho investido muito nessa area Raquel de Oliveira.

Roseli Serra OK! eu ja fiz DELTA e to fazendo MA. Suoervisionei CELTAs, Adoro! MAs é impressionante que, quanto mais a gnet estuda e apresenta trablahos , mais tem asensação de que agnet não sabe muito e tem muito caminho a percorrer…

Teresa Gomes de Carvalho minha meta édesemvolver a minha mentoria e processos e praticas pra desenvolvimento de outros profissionais

Carminha Pimentel Com que frequência seriam esses chats?

Claudia Martins Nossa Roseli Serra eu tenho a mesma sensação;

Valeria Benevolo França Olá Carminha Pimentel, acontecem de 15 em 15 dias e os tópicos são eleitos pelos participantes.

Roseli Serra Adoro repassar conhecimentos, treinar professores , dar aulas , whatever. Nasci pra isso.. rsss

Raquel de Oliveira ‎Claudia Martins, vem para a minha ZDP … hahahahahaha

Valeria Benevolo França Bom, estamos todos com maravilhosos planos de desenvolvimento profissional e isso é fundamental, já que assim sempre acabamos entusiasmando colegas.

Claudia Martins Bem, temos apenas 3 minutos

Roseli Serra Esses chats são maravilhoso se o grupo é sensacional! Tenhoconhecido muito gent bacana e pegado excelentes idéias aqui!

Carminha Pimentel Desculpe, eu me referi ao grupo de estudos! Sorry!

Roseli Serra ‎:( que pena…

Roseli Serra Me convida tb Raquel de Oliveira! LOL🙂

Claudia Martins Queridos preciso me despedir. Um feriado maravilhoso pra vcs!!! Bom descanso amigos!!!

Valeria Benevolo França Vou subir logo mais nosso chat para o blog e posto o link. Vou um enorme prazer trocar idéias com vocês hoje. Bom poder partilhar com vocês.

Roseli Serra Então, como ficamos? Quaias os planos para o próximo chat? Algum homework?

Valeria Benevolo França Olá Carminha Pimentel estamos pensando adicionar este elemento aqui no nosso grupo do BRELTchat mas vamos dar uma pensada de omo fazer isso e depois vamos comunicar a boa nova.

Cadu Souza Pessoal. Boa noite e bom feriado. Vamos alimentar essa ideia do grupo de estudos. Contem comigo. Será um prazer!!!

Raquel de Oliveira vem todo mundo :):):):) Roseli Serra

Carminha Pimentel Obrigada Valeria Benevolo França

Cadu Souza Me despeço feliz que minha singela ideia tenha resultado numa conversa tão boa – e com a chance de se tornar real. Beijos

Teresa Gomes de Carvalho boa noite pra todos! gostei da ideia do gripo de estudos

Valeria Benevolo França Super boa noite a todos, obrigada pela presença e bom feriado. Don’t work too hard!

Roseli Serra Bom , por hora a minha meta principal é conseguir ler e escrever tudo que o mestrado demanda, além de trablahrm, claro!

Roseli Serra Boa noite Valeria Benevolo França e todos os meus colegas e amiigos daqui. MAis uma vez, desculpem o atraso :-

Teresa Gomes de Carvalho boa noite pra todos voces e bom feriado:)

Raquel de Oliveira Boa noite, pessoal!! Que possamos ser sempre curiosos e instigar a curiosidade ao nosso redor. Deixo um video que gosto muito a vcs:
http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU

Roseli Serra Teresa, me aatualiza sobre a idéia do grupo de estudos

Bruno Andrade Queridos, muito obrigado pela otima conversa!!! Um super abraço e otimo feriado. Obrigado especial a minhas colegas de luta Valeria Benevolo França e Raquel de Oliveira – tenham todos um otimo feriado!

Roseli Serra Bom feriado, Bruno Andrade! Da próxima vez chegarei no iniciozinho. Promise!

Teresa Gomes de Carvalho roseli a ideia e manter um grupo que debate um artigo ou um texto, um autor especifico, etc com um foco especifico

Roseli Serra Rubem Alves é sempre muito bom né Raquel de Oliveira?

Roseli Serra Ahh tá! Então, será escolhido um texto ou artigo para o próximo chat?

Roseli Serra É isso teresa?

Teresa Gomes de Carvalho na verdade eh um grupo distinto Roseli

Roseli Serra Humm vc pode me explicar melhor, Teresa? ESse grupo é virtual ou face to face?

Teresa Gomes de Carvalho no proprio breltchat. e por enquanto uma ideia. ainda nao tem dia

Roseli Serra OK A gente vai ficar sabendo pelo Bruno Andrade mValeria Benevolo França ou Raquel de Oliveira, certo Teresa?

Teresa Gomes de Carvalho certo roseli, vamos sim mas de qq forma a gente ja pode começar a pensar em algum artigo:)

Roseli Serra OK Teresa. Muito obrigada pelas informações. Uma beijoca pra todos, um abaraço pernambucano quentinho e um bom feriado. Night night!🙂

Teresa Gomes de Carvalho boa noite Roseli!

One thought on “Mensagem a Mensagem: A formação de professor de línguas: como se manter atualizado? 06/09

  1. Pingback: Mensagem a Mensagem: “Naked Teaching: o que é, quais são os princípios e técnicas – 20/09 « #BReltChat

Leave a Reply

