Técnicas, Jogos e Músicas que tornam a aula de inglês mais dinâmica e efetiva

Image

crédito: @senicko – eltpics

 

“O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem limitações” Celso Antunes – 2003

 

Hello PessoALL

 

No último dia 7 de maio, tivemos mais um incrível BRELTCHAT, dessa vez com muitas ideias maravilhosas e sugestões que vão ajudar desde o Professor que está começando como também para os mais experientes.

Cada turma tem sua particularidade, e para engajá-la com nossos alunos, utilizamos algumas técnicas para motivá-los, jogos para interagir e até músicas para revisar e apresentar um novo conteúdo.

Sendo assim, ressaltamos algumas observações no chat  sobre o tema:

 

  • Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
  • Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
  • Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
  • Reforçar os conteúdos já aprendidos;
  • Adquirir novas habilidades;
  • Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
  • Aceitar regras e Respeitar essas regras;
  • Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
  • Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;
  • Lidar com frustrações se portando de forma sensata;

 

Sugestões de Jogos:

 

  • The Seven Game
  • Hot Potato
  • Musica Surpresa
  • Simon Says
  • Caça ao Tesouro
  • Taboo
  • Telefone sem fio
  • Memory Game

 

Links: 

 

Tecnicas para jogos: 

http://www.teachingenglish.org.uk/

http://iteslj.org/Techniques/Farmer-WarmDowns.html

http://ed.ted.com/lessons/the-science-of-attraction-dawn-maslar

http://www.sbs.com.br/e-talks/jogos-e-brincadeiras-elementos-motivadores-no-processo-de-aprendizado-de-um-idioma/

 

Icebreakers:

http://www.pearsonelt.com/classroomresources

http://whereenglishisfun.blogspot.com.br/2011/08/all-for-fun-and-fun-for-all.html

 http://pt.scribd.com/ncguerreiro

 

Filmes:

http://moviesegmentstoassessgrammargoals.blogspot.com.br/

http://warmupsfollowups.blogspot.com.br/

 

Livros:

Virando a pagina (SBS)

http://www.sbs.com.br/virando-a-pagina-com-dvd-rom-terceira-edicao.html

Dinâmicas de ensino de A a Z (SBS)

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1433532/dinamicas-de-ensino-de-a-a-z-fotocopiavel

Criatividade no ensino de inglês (Disal)

http://www.disal.com.br/detalhes/index.asp?codigo=129183.1

 

Músicas:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL3E1C545FC8F3B35C

https://www.youtube.com/watch?v=SWvBAQf7v8g

 

Jogos:

http://eslgamesbox.com/2013/02/19/10-no-prep-warm-up-activities/

http://teacherpedrobrandao.blogspot.com.br/2014/01/the-seven-game.html

http://www.teachingenglish.org.uk/language-assistant/games/taboo

 

Agradecemos a participação de todos e contamos com a presença no próximo Brelt chat.

 

 

Referência: 

http://www.eltpics.com/indexeltpics.html

http://brinquedoteca.net.br/?p=1818

 

 

Equipe Brelt Chat

Bruno Andrade, Raquel de Oliveira, Natalia Guerreiro e Priscila Mateini

 

 

 

3 thoughts on “Técnicas, Jogos e Músicas que tornam a aula de inglês mais dinâmica e efetiva

  1. You guys rock! This is surely a nice source of information to turn our classes to sth even more interesting! Thanks for sharing! This is now becoming part of my blog, officially!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s