BrELT @ IATEFL : entrevistas com profissionais do British Council sobre assessment literacy

por Natália Guerreiro

Uma das possibilidades no IATEFL Online é assistir, gratuitamente, a entrevistas curtas que os organizadores do congresso fazem com alguns participantes. Acabei de assistir a uma entrevista com o Mark Walker e uma com Barry O’Sullivan sobre os projetos do British Council.

Eles anunciam que o British Council está com uma iniciativa muito legal de assessment literacy. A instituição está gravando vídeos para explicar conceitos complexos de  avaliação de idiomas para professores sem background nessa área. Assessment literacy, que parece ser a buzz word do momento entre quem trabalha com avaliação de idiomas, trata-se dos conhecimentos sobre avaliação de que um professor necessita para sua prática pedagógica. Quer dizer, tenho visto o termo sendo aplicado mais a professores e administradores da educação, mas creio que em princípio daria para estender o conceito para toda a sociedade. Afinal, com a importância que avaliação tem no mundo, todos os envolvidos (alunos, pais, empregadores…) deveriam entender o que estamos fazendo quando estamos avaliando.

Mark Walker também fala da relação dos professores com a avaliação: ou acham que saber ensinar já é saber avaliar e que não precisam aprender sobre avaliação, ou veem a teoria e a temem.

Vocês se sentem confortáveis com seu conhecimento sobre avaliação? Se sim, esse tópico foi discutido na formação (inicial ou continuada) de vocês ou vocês aprenderam na marra? O projeto do British Council seria útil para professores no Brasil ou vocês acham q vai ficar muito focado no APTIS, o teste desenvolvido por essa instituição para avaliar o inglês de alunos e professores pelo mundo?

Pena que só vai sair no fim do ano… Queria ver logo.:/

Ficou curios@? Assista às entrevistas aquiaqui.

****************************************************************************************************

Parece que o Harmer também falou sobre testing no congresso. Pena que o volume da gravação está quase inaudível.

****************************************************************************************************

Se quiser saber mais sobre assessment literacy, aqui estão alguns artigos:

New Zealand Ministry of Education, TKI. Assessment literacy. In Assessment Online. Retrieved from http://assessment.tki.org.nz/Assessment-in-the-classroom/Assessment-for-learning-in-practice/Assessment-literacy 

White, E. (2009). Are you assessment literate? Some fundamental questions regarding effective classroom-based assessmentOnCUE, 3-25

Stiggins, R. J. (1995). Assessment literacy for the 21st century. Phi Delta Kappan, 77(3), 238. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/218532914?accountid=8113

Popham, W. J. (2006). All about accountability/ needed: A dose of assessment literacyEducational Leadership, 63 (6), 84-85.

Popham, W.J. (2009). Assessment literacy for teachers: Faddish or fundamental?. Theory Into Practice, 48 (1), 4-11, DOI: 10.1080/00405840802577536 (Este é pago.)

******************************************************

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s