49th IATEFL – Manchester. Como participar de uma Conferência Internacional.

por Priscila Mateini

Hello PessoALL,

 

Momentos com alguns membros do BrELT no 49th IATEFL em Manchester, Reino Unido.

11121907_10200651024034657_523783927_n @pmateini

Neste post vou compartilhar com vocês uma experiência única para nós professores de língua inglesa. Muitos de vocês viram que o BrELT postou hora em hora palestras, fotos e links sobre um evento que para muitos Professores Brasileiros ainda é algo desconhecido, principalmente para os mais novos na profissão.

O IATEFL (International Association of Teachers of English as a Foreign Language) é uma associação sediada no Reino Unido, e todos os anos acontece uma Conferência Internacional que autores, editoras e palestrantes de todo mundo se reúnem em 4 dias para trocar conhecimentos, ideias, aperfeiçoar ou aprimorar algumas áreas com minicursos ou workshops e também um grande networking com professores de várias partes do mundo e com vivencias semelhantes ou totalmente diferente da nossa realidade ou contexto.

Mas alguns devem estar se perguntando, como que você descobriu o IATEFL? Como muitos de vocês, não descobri na sala da minha faculdade, nem de uma Pós graduação, mas descobri numa Conferência do Braz-Tesol em que fui voluntária (Minder) no Rio de Janeiro em 2012. Nessa época pouco sabia que existia o BrELT e muito menos uma Conferência falando sobre o tema fora do Brasil. Com os bate-papos no Braz-Tesol e também no BrELT descobri que existia esse evento que também era transmito pela internet. Foi nessa época que decidir planejar minha viagem ao Iatefl.

Em 2013 seria minha primeira vez na Conferencia, porem por questões de saúde tive que adiar os meus planos. Em 2014, decidir ir ao Braz-Tesol em João Pessoa aonde apresentei minha primeira apresentação num Congresso Internacional, então não tive tempo e nem orçamento para os dois naquele ano. Portanto, na volta do Braz-Tesol decidi que queria ir ao IATEFL que seria na cidade de Manchester. E ai, o que fazer, como se inscrever e assim foram tantas e tantas perguntas, que vários amigos muito pacientes me ajudaram a esclarecer e investir nessa viagem.

O que fazer? O primeiro passo planejamento. Levantar o custo da viagem, com passagem, estadia, inscrição, alimentação, transporte, seguro viagem, dinheiro extra para compras de livros, passeios ou lembrancinhas. Como nosso país está numa fase em que a taxa cambial está muito elevada o planejamento é mais que essencial para não ter susto.

Chegando lá sempre terá alguém conhecido, mesmo sendo o professor mais tímido, terá sempre alguém para conversar não se preocupe quanto a isso. O importante dessa grande viagem e investimento é aproveitar o máximo que pode. Claro que é uma missão impossível assistir todas as palestras e workshops, assim antes de viajar escolha já as palestras em que você gostaria de assistir ou se estiver lotada na hora, não se preocupe algumas são gravadas e você poderá assistir na sua volta.

E os autores, posso falar ou tirar fotos com eles. A grande maioria é bem acessível, atenciosos e ainda tiram fotos com vocês, mas um conselho de amiga, usem o bom senso, sejam pacientes pois são quase 2000 professores querendo falar com os mesmos.

Para finalizar, é uma experiência única, poder estar em uma Conferência Internacional com tantas pessoas que buscam o melhor no ensino da Língua Inglesa não só no Brasil e além do mais um upgrade na sua própria formação.

Nos vemos ano que vem em Birmingham, espero encontrar alguns de BrELTers lá como a Virginia, Andreia, Teresa, Vicky e entre outros que estiveram nesse ano participando e apresentando.

Mais informações sobre a Conferência aqui no site do British Council tem as plenárias, algumas palestras e entrevistas com alguns nomes do ELT Mundial.

Momentos com Palestrantes do Rio de Janeiro e São Paulo e com a ex-Presidente do IATEFL Carol Reed e a atual Presidente Marjorie Rosemberg.

aiatefl13

Nos vemos no próximo Iatefl.

One thought on “49th IATEFL – Manchester. Como participar de uma Conferência Internacional.

  1. Com certeza, Priscila, IATEFL está em meus planos para o futuro. Experiencia unica e muito válida na vida de qualquer profissional da Lingua Inglesa. Obrigada pelo incentivo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s