BrELT Chat 28/05 sobre uso de livros didáticos: leituras interessantes

breltchat2805 Hoje, quinta-feira dia 28/05/15, vamos discutir na nossa comunidade sobre os usos e limitações de livros didáticos no ensino de inglês no Brasil. Mas essa polêmica é também mundial. Para enriquecer nosso debate, trazemos aqui algumas vozes:

  • Lindsay Clandfield lista os principais argumentos pró e contra livros.
  • Lewis Lansford resume a relação de amor e ódio que professores têm com os livros.
  • Damian Williams defende os livros dos principais ataques.
  • Scott Thornbury descreve as falácias em que se baseia o ensino de inglês.
  • A palestra de Geoff Jordan argumenta que livros se baseiam em três pressupostos falsos. E aqui ele sugere alternativas para o uso de livros didáticos.
  • Anthony explica por que os mitos de que Geoff fala não se aplicam a todos os livros.
  • Rose Bard redireciona a polêmica a partir da posição de Geoff, inclusive em resposta ao Anthony.
  • Nina MK relata sua experiência local, que inclui aspectos positivos e negativos do uso de livros internacionais.
  • E não é só no inglês: um professor de química acredita que seus alunos aprendem mais sem livro.
  • Também se referindo a livros para todas as matérias, Tamim Ansary conta sobre o lado não tão bonito do backstage editorial.
  • E nesse empoderamento de profs para produzirem seu próprio material, será que não caberia também que profs elaborem as avaliações?

E mais um artigo compartilhado no Twitter traz uma reflexão sobre o tema, levando em considerações questões históricas, culturais e sociais e socializando como foi o processo de elaboração de materiais pela comunidade local. Segundo o artigo,

In short, teaching does not necessarily lead to learning, does not always result in learning. In spite of all the research in the field, the gap between ‘teaching’ and ‘learning’ remains un-bridged.

One thought on “BrELT Chat 28/05 sobre uso de livros didáticos: leituras interessantes

  1. Pingback: Using Coursebooks – part 1 | ricardo barros elt

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