Mês dos professores BrELT: entrevista com Graeme Hodgson e Isabela Villas Boas

É difícil começar o texto sobre os entrevistados de hoje, e o motivo não é a falta do que dizer, pelo contrário. Nossos convidados, ambos moradores de Brasília, representam o objetivo de muitos profissionais que gostariam de exercer funções relacionadas ao ensino de inglês que não necessariamente a sala de aula em tempo integral. Se o amor pelo ensino nos une, também é legal vermos o quanto a nossa profissão é sim cheia de possibilidades.

TEACHER_MONTH_2015_gh_ivb

  1. Em que contextos vocês atuam?

Graeme: Como gerente de Parcerias Educacionais da Cultura Inglesa S.A. / Learning Factory Ltda. (essencialmente formação de professores e gestão do relacionamento com Culturas Inglesas em todo Brasil). Também atuo como membro do BRAZ-TESOL National Advisory Council (chapter liaison officer), Secretary BT Brasilia Chapter e Secretary BT Teacher Development SIG.

Isabela: Instituição de ensino de inglês sem fins lucrativos.

  1. O que as motivou a seguirem carreira no ensino de inglês?

Graeme: Sempre gostei da comunidade escolar, desde a infância, admirando professores e valorizando o conhecimento. Como desenvolvi fortes habilidades como comunicador, inclusive na área de Public Speaking enquanto adolescente, ensinar pareceu uma opção natural. Sempre gostei muito de línguas estrangeiras e de leitura e, aos 17 anos, antes mesmo da faculdade, tive a oportunidade de ensinar inglês durante um ano, o que apenas confirmou minha opção.

Isabela: Paixão pela língua inglesa; num primeiro momento, desejo de trabalhar enquanto cursava jornalismo, mas me apaixonei pela profissão e decidi me dedicar a ela, focando minha qualificação posterior nessa área.

  1. Como foram suas trajetórias profissionais?

Graeme: 1989-1990 – Cultura Inglesa Sergipe, Aracaju; 1990-1993 – Graduação em Letras Inglês pela Lancaster University, UK, com especialização em Psicologia pela University of Califórnia, Santa Cruz; 1993-1995 – Experiência na área de negócios em uma multinacional inglesa, mas continuei dando aulas particulares a noite para brasileiros radicados na Inglaterra; 1995-2000 – Proprietário/Diretor/Professor de uma escola de idiomas em Fortaleza; 2000-2002 – President and co-founder, Braz-TESOL Fortaleza; 2000-2004 – Gerente Regional (Academic Manager) Norte e Nordeste, Oxford University Press; 2002-2003 – Mestrado em Linguística Aplicada (UECE); 2004-2007 – Consultor Acadêmico, Richmond Publishing; 2005-2006 – MBA em Gestão de Negócios; 2007-2011 – Director English, British Council Brazil (projetos, parcerias, palestras); 2011-2015 – Educational Partnerships Manager, Cultura Inglesa S.A. / Learning Factory Ltda.; 2013-2014 – President, Braz-TESOL Brasilia; 2013 – DELTA (module 3) e 2014 – Análise de Finanças (FGV).

Isabela: Trabalho há 29 anos na mesma instituição. Comecei como professora, depois me tornei supervisora de cursos, assessora pedagógica e hoje sou superintendente acadêmica. Fiz mestrado em TESL nos EUA e doutorado em educação no Brasil. Sempre procurei me manter atualizada, participando e apresentando em diversos eventos e participando de grupos em redes sociais.

  1. Por que vocês participam da BrELT?

Graeme: Desde sua criação, tenho acompanhado mais como lurker, preferindo ler os comentários e debates para expandir minha visão do pensamento prevalente entre os profissionais de ELT no Brasil, do que contribuir ativamente. Considero uma comunidade super importante e uma referência em termos de como administrar e moderar uma comunidade online. Sempre recomendo a comunidade a professores buscando se desenvolver profissionalmente, mas que talvez não tenham condições ainda de fazer uma qualificação formal ou curso de formação continuada.

Isabela: Porque eu acho a experiência de trocas em redes sociais muito rica e dinâmica e quero manter contato com colegas do Brasil inteiro e também estar sempre antenada ao que acontece na área em diferentes contextos. Gosto da informalidade das redes sociais, muito diferente do meio acadêmico.

  1. No que a BrELT auxilia/auxiliou na sua formação profissional?

Graeme: Enquanto comunidade, ajuda para divulgação de oportunidade de desenvolvimento profissional como os eventos do Braz-TESOL, bem como links para cursos online, webinars etc. Acompanhar os tópicos em discussão a cada semana na comunidade serve, para mim, de termômetro dos anseios e preocupações dos professores de inglês no Brasil, pelos menos aqueles que participam da comunidade.

Isabela: Contato com novos profissionais; dicas de sites e leituras; discussões interessantes.

  1. Há alguma mensagem que vocês queiram deixar aos membros da comunidade?

Graeme: Só tenho elogios! Keep up the good work! I only wish some of the discussions could take place during the day, since I find it difficult, due to family commitments, to participate in discussions late at night or on weekends.

Isabela: Continuem fazendo um excelente trabalho!

Moderação BrELT: Obrigado pela entrevista! Ficamos muito felizes com as palavras carinhosas de vocês.

****************************
Gostou? Leia as entrevistas anteriores aqui:

Bruno Coriolano & Bruna Caltabiano

Ana Maria Menezes & Roseli Serra

Marina Macedo & Ricardo Barros

E fique ligado nas próximas!😀

7 thoughts on “Mês dos professores BrELT: entrevista com Graeme Hodgson e Isabela Villas Boas

  1. Pingback: 15 de outubro de 2015 | #BRELT

  2. Pingback: Mês dos professores BrELT: entrevista com Joyce Fetterman & Andreia Macambira | #BRELT

  3. Pingback: Mês dos Professores BrELT: entrevista com Aislan Ferreira & Rob Howard | #BRELT

  4. Pingback: Mês dos Professores BrELT: entrevista com Tati Casoria & Silvia Gubert | #BRELT

  5. Pingback: Mês dos Professores BrELT: entrevista com Stephan Hughes & Will Eduardo | #BRELT

  6. Pingback: Mês dos Professores BrELT: Ilá Coimbra & Natália Pinho | #BRELT

  7. Pingback: Mês dos professores BrELT: Danúbia Galvão & Viviane Kirmeliene | #BRELT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s