Mês dos professores BrELT: Danúbia Galvão & Viviane Kirmeliene

Dessa vez, temos a honra de apresentar no Mês dos Professores BrELT duas professoras do estado de São Paulo e que são bastante ativas nas discussões que rolam na comunidade: Danúbia Galvão e Viviane Kirmeliene.

As duas ainda compartilham mais uma característica: são profissionais liberais no ramo do ensino de inglês. Danúbia é professora particular e Viviane elabora e edita materiais.

Vamos conhecê-las mais de perto?

Slide1

1- Em que contextos vocês atuam?

Danúbia Galvão: No momento apenas professora de inglês particular, mas já trabalhei em escolas de idiomas como professora e coordenadora de ensino.

Viviane Kimerliene: Trabalho com elaboração e edição de material didático para diversos segmentos, para editoras no Brasil e no exterior.

2- O que motivou vocês a seguir carreira no ensino de inglês?

Danúbia Galvão: Gosto muito da língua e acho que com o aprendizado de uma é possível aprender muito além de sinais linguísticos como, por exemplo, uma nova forma de pensar, além da bagagem cultural de uma língua que é muito ampla.

Viviane Kimerliene: Quando eu tinha 17 anos, buscava um emprego e caí de paraquedas na profissão (como muitos professores, aliás). Eu me apaixonei pela área de ensino, tanto que tranquei a faculdade de Editoração na ECA-USP para cursar Letras, na mesma instituição. Hoje percebo que mais do que o gosto pela língua, o que mais me encantava era estar com pessoas diferentes todos os dias, compartilhando experiências e vivências.

3- Como foi sua trajetória profissional?

Danúbia Galvão: Comecei trabalhando em uma escola no bairro, chamada Ascent Idiomas, logo depois fui para uma outra escola chamada Influx. A partir daí comecei a entender que existiam métodos diferentes em cada escola. Tive mais algumas oportunidades mas acabei entrando na rede Wise Up como professora e depois me tornei coordenadora, o que me fez crescer muito pois precisei ser treinada, pesquisar, ler muito e estudar de forma continuada. Concluí uma pós-graduação (Lato Sensu) em junho deste ano em língua inglesa a fim de adquirir mais conhecimentos sobre o ensino da língua e foi extremamente produtivo e interessante. No momento estou finalizando a minha monografia e no ano que vem vou estudar para o CAE.

Viviane Kimerliene: Comecei em uma escola pequenininha, em 1994. Em 1997, fui contratada pelo SENAC, onde tive a oportunidade de realizar treinamentos fantásticos. Nesse mesmo ano, comecei com as aulas em empresas, atividade bastante prazerosa, e que sempre levei em paralelo com as aulas em escolas de idiomas. No ano 2000, tive uma rápida passagem como coordenadora em uma escola de idiomas de franquia – um período bacana, mas frustrante, devido à administração da escola. Em 2001, tive a grande oportunidade da minha carreira, ao começar a trabalhar no CEL-LEP, na unidade de São Caetano do Sul. Aprendi MUITO, tanto com a equipe de treinamento quanto no dia-a-dia com meus colegas (alguns são amigos queridos até hoje). O primeiro “turning point” nessa época de CEL-LEP foi fazer o ICELT, em 2007. Aprendi conceitos que uso até hoje, passei a refletir sobre a minha prática em sala de aula e fiz amigos e contatos profissionais que foram muito importantes para a minha carreira. A certificação de Cambridge também contribuiu para que um sentimento de inquietude em relação à carreira, que eu não entendia muito bem, aflorasse e fosse acolhido e compreendido… Nesse mesmo ano, pedi demissão do CEL-LEP para trabalhar como consultora freelance na Richmond Publishing. Foi meu primeiro emprego com mesa, computador, crachá, no horário comercial… pensei que fosse ter dificuldades de adaptação, mas as coisas aconteceram naturalmente. Na Richmond tive a oportunidade de viajar para diversos estados, conhecer realidades educacionais muito distintas. Ministrei meus primeiros treinamentos e palestras, além de aprender bastante sobre marketing, relacionamento com clientes e sobre materiais didáticos. Sou muito grata ao time Richmond/Santillana por todo o aprendizado. Em 2009, fui para a Pearson com a função de Consultora Acadêmica. Trabalhei com um time maravilhoso de consultores e representantes por alguns meses, mas logo fui convidada a trabalhar no departamento editorial da Pearson, que estava sendo reformulado. Posso dizer que me encontrei como Editora. O desejo de trabalhar na área vinha desde a adolescência, e as oportunidades profissionais me levaram a ela. Com o nascimento da minha filha, em junho de 2012, optei pela carreira freelance. Desde então, tenho trabalhado com edição e, mais recentemente, com a elaboração de material didático. Tenho prestado serviços a diversas editoras nacionais e internacionais, e no momento estou envolvida com dois projetos de autoria de materiais didáticos. Sou privilegiada por trabalhar com algo de que gosto muito. Minha carreira profissional é fruto de trabalho árduo, estudo, dedicação e bom relacionamento com as pessoas.

4- Por que vocês participam da BrELT?

Danúbia Galvão: Já faz um tempo que participo mas há poucos meses descobri os chats. São muito produtivos, pois muitas vezes não temos oportunidades de nos reunirmos com outros professores e trocar ideias é sempre algo bom.

Viviane Kimerliene: Eu adoro o grupo! É muito bom ver pessoas apaixonadas (em maior ou menor grau, hehehehe) pelo ensino, como eu. Aprendo muito com as discussões e fico feliz em compartilhar informações que chegam ao meu conhecimento.

5. No que a BrELT auxilia/auxiliou no sua formação profissional?

Danúbia Galvão: Acredito que, como já disse, os chats são muito informativos e saber da experiência dos outros é muito interessante.

Viviane Kimerliene: Como estou afastada de sala de aula há algum tempo, o grupo me ajuda a ter contato com professores e a tomar conhecimento de tendências na área de ELT. Indiretamente, mato um pouquinho das saudades que tenho das aulas também.

6. Há alguma mensagem que vocês queiram deixar aos membros da comunidade?

Viviane Kimerliene: Eu acho que o grupo é um dos mais eficientes de que eu já participei no FB. Estão todos de parabéns! 🙂

Moderadores: É um grande prazer ter profissionais que amam o que fazem como vocês no nosso convívio! Aprendemos a cada encontro e a cada discussão! Obrigado pelo carinho, apoio e pelo voto de confiança em nosso trabalho.

***********************************************************************************

Gostou deste post? Então veja outras entrevistas que já rolaram por aqui durante o mês de Outubro:  Will Eduardo & Stephan HughesTati Casoria & Silvia GubertAislan Ferreira & Rob HowardJoyce Fetterman & Andreia MacambiraGraeme Hodgson & Isabela Villas BoasBruno Coriolano & Bruna CaltabianoAna Maria Menezes & Roseli SerraMarina Macedo & Ricardo Barros; Joyce Fetterman & Andreia Macaimbra; Ilá Coimbra & Natália Pinho.

One thought on “Mês dos professores BrELT: Danúbia Galvão & Viviane Kirmeliene

  1. Pingback: Mês dos Professores BrELT: entrevista com Eduardo Zito & Virginia Borges | #BRELT

Leave a Reply

