Mês dos Professores BrELT: entrevista com Eduardo Zito & Virginia Borges

Os entrevistados de hoje vivem em partes muito diferentes do Brasil: Eduardo Zito habita a maior cidade do país, a cosmopolita São Paulo; Virginia Borges mora no interior de Goiás, numa cidade que é mais de 100 vezes menor! E não é linda essa diversidade?

Em comum, esses dois profissionais possuem um empreendedorismo admirável. Além disso, mesmo com muito trabalho em seus negócios próprios, eles sempre arrumam tempo para contribuir na BrELT como membros e às vezes até como moderadores honorários, dando aquela forcinha para a moderação da BrELT quando ela precisa. É muito amor, não é não?❤

Por falar em amor, ambos também têm uma dedicação incomum ao desenvolvimento profissional. Ao ler tudo que a Virginia já fez e faz, sobram só interjeições: “Oooh! Uau! Ufa!” E o Zito não fica para trás: além de cursos e certificados, ele mantém uma bem-sucedida comunidade facebookiana chamada Vocabulário em Inglês, que agrega mais de 4 mil alunos e professores do idioma que diariamente aprendem com o incansável administrador da comunidade. (Aliás, vocês já viram o workshop virtual sobre o assunto que o Zito deu para a BrELT?)

Com vocês, nossos queridíssimos Eduardo Zito e Virginia Borges.

TEACHER_MONTH_2015_ez_vb

1. Em que contextos vocês atuam?

Eduardo ZitoTrabalho como professor de inglês via Skype,com alunos adolescentes e adultos, desde nível básico até proficiência.

Virginia BorgesAtuo como professora particular de inglês e possuo grupos pequenos de alunos entre kids e teens.

2. O que motivou vocês a seguirem carreira no ensino de inglês?

Eduardo ZitoPaixão por participar de processo de ensino e aprendizagem.

Virginia BorgesO destino me fez escolher a profissão de educadora, a qual se reveste em minha paixão desde minha infância, tendo minha mãe como um grande exemplo de alguém que se dedicou anos e anos à educação infantil.

3. Como foi sua trajetória profissional?

Eduardo ZitoTrabalhei como professor, coordenador e teacher trainer em escolas de idiomas (CNA, Wizard,Yázigi, Skill, etc.) Tenho certificados de proficiência (Cambridge, Trinity e Michigan). Há tanto aprendizado… em linha geral, o maior aprendizado tem sido sobre como as pessoas aprendem de formas distintas, interagem de formas distintas e como eu posso trabalhar com esta diversidade para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Virginia BorgesAssim que me casei, mudei juntamente com meu esposo para uma cidade no interior de Goiás, Ceres. Como toda cidade pequena, as ofertas de emprego eram restritas, ainda mais se pensando em quinze anos atrás. Como tinha bastante conhecimento em informática, pois tinha acabado de terminar o curso de Ciências da Computação, comecei a dar aulas em uma escola particular da cidade e no Senac. Sempre fui uma pessoa muito observadora e a cada dia na escola era um aprendizado, a convivência com os professores e direção sempre tinha muito a me ensinar. Ao mesmo tempo para não perder a fluência no Inglês, me matriculei na escola FISK e passados alguns meses, parte da franquia estava à venda. Fazer parte daquela família foi um grande passo na carreira, já que estava na sala de aula, na direção e vivenciando cada movimento de um centro de idiomas. Para aprimoramento, passei uns meses nos Estados Unidos e fiz uma pós-graduação na FGV em Tecnologia da Informação. Mas após quatro anos, tivemos que nos mudar para outra cidade no sudoeste do Estado de Goiás, Rio Verde. Foi difícil deixar tudo para trás. Nesta cidade, nossa estadia foi mais curta, por apenas dois anos, e lá dei aulas em escolas particulares e ministrei aulas particulares em minha própria casa, tendo a oportunidade de fazer uma pós-graduação em Metodologias da Língua Inglesa, a qual foi de grande proveito.
E assim chegamos na nossa atual cidade, Jataí, onde já estamos há dez anos. Permaneci por volta de três anos cuidando dos filhos enquanto menores, sendo que logo após consegui algumas turmas em uma renomada escola da cidade, na qual lecionei por cinco anos. Neste período, participei de vários congressos e fiz cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos e no Canadá.

A vontade de crescer, expandir horizontes, me fez iniciar meu próprio negócio: ter alguns alunos particulares, inclusive meus filhos, os quais tiverem grande peso em minha decisão. E assim, continuo trabalhando da melhor forma possível para a formação de alunos e pais que confiaram em meu trabalho.

4. Por que vocês participam da BrELT? No que a BrELT auxilia/auxiliou no sua formação profissional?

Eduardo ZitoEntrei na comunidade procurando contato com profissionais da área. Gosto demais dos chats, pois permite ter uma visão ampla dos assuntos, uma vez que há vários perfis de docentes/ coordenador@s no grupo.

Os posts sempre me remetem a reflexão, e à necessidade de estudar e pesquisar mais. E ter sempre esta necessidade é, na minha visão, a base sobre a qual construo minha formação contínua.

Virginia Borges: A BrELT é uma comunidade que nos inspira, expande nossa visão como um todo, sendo o local onde temos a chance de estarmos em contato com outras pessoas, possuidoras dos mesmos objetivos, as quais vivenciam os mesmos problemas, buscando melhorar a cada dia em suas profissões. Faço parte desta comunidade há quase dois anos.

5. Há alguma mensagem que vocês queiram deixar aos membros da comunidade?

Eduardo ZitoBom, não sei poderia usar este espaço para isso, mas gostaria de colocar como voluntário para o grupo. Tempo é sempre limitado, mas minha vontade de auxiliar é maior.

Moderadores: Zito, não oferece muito não, que trabalho é o que não falta, haha! Mas você sabe que a gente já conta com você e com a Virginia.😀

Agradecemos pela participação nesta entrevista e na comunidade. E continuamos esperando o dia de nos conhecermos todos pessoalmente!🙂

******************************************

Gostou deste post? Então veja outras entrevistas que já rolaram por aqui durante o mês de Outubro:  Danúbia Galvão & Viviane Kirmeliene; Ilá Coimbra & Natália PinhoWill Eduardo & Stephan HughesTati Casoria & Silvia GubertAislan Ferreira & Rob HowardJoyce Fetterman & Andreia MacambiraGraeme Hodgson & Isabela Villas BoasBruno Coriolano & Bruna CaltabianoAna Maria Menezes & Roseli SerraMarina Macedo & Ricardo Barros; Joyce Fetterman & Andreia Macaimbra.

Leave a Reply

