English On The Road: BrELT entrevista Cecília Nobre

A BrELT está sempre falando de crescimento profissional. Uma dessas vias, sem dúvida, é o empreendedorismo. A Cecilia Nobre, uma BrELTer bem ativa, é dessas profissionais que dá orgulho de ver de tanta criatividade e vontade de fazer acontecer. E não é todo dia que a gente entrevista professor que até no Jornal Nacional já falou, né!

Aqui a Cecilia, que é sócia e coordenadora pedagógica do projeto “English On The Road”, conta para gente um pouco mais dessa ideia que aproveita os cansativos engarrafamentos do Rio de Janeiro como aliado. Se não se pode fugir do trânsito, que pelo menos se aproveite o tempo que ele rouba de nós. Confiram:

 

12274509_940778895991527_3281546890918391323_n

1. O que configura o English on the Road?

O English é um curso de inglês que tem como objetivo oferecer aulas de inglês de qualidade enquanto os alunos vão e voltam para o trabalho dentro de um ônibus desenhado para isso.

2. Como surgiu a ideia para essa iniciativa? E há quanto tempo ela existe?

O idealizador é meu sócio Miguel Barbosa. Ele teve essa ideia em 1996 quando participou de um processo seletivo de uma grande empresa onde os participantes deveriam inventar um produto ou serviço novo e vendê-lo.

3. Quantos ônibus vocês têm? Quantas turmas/alunos eles atendem?

No momento temos 1 ônibus pronto e virão mais 2 até o final de março de 2016.

4. Que tipos de adaptações (inclusive de segurança) foram necessárias aos ônibus?

Ele foi pensando para ser uma sala de aula. Os assentos estão dispostos em sistema de arquibancada, dessa forma o aluno do fundo pode ver a tela, os outros alunos e o professor perfeitamente. Todos assentos possuem cinto de segurança, incluindo o assento do professor. O ônibus tem tratamento acústico e é todo adesivado, possui 2 auto-falantes, uma tela interativa, wifi e suspensão para minimizar os balanços dos buracos e curvas. O professor não pode sair do assento nem os alunos. O professor usa um headset e os alunos também. Nosso motorista Tarcísio também é excelente, super cuidadoso e dirige sempre abaixo do limite de velocidade.

5. Que tipo de material é utilizado?

Usamos o material da Editora Oxford, o livro Business Result. Além disso, os alunos usam um tablet durante a aula e há apresentação das lições por slides.

5b) Há uma dificuldade inicial em ler em movimento?

Com a tela de 55 polegadas, o professor não tem dificuldade em ler pois ele tem o laptop em sua frente. Não acredito que haja muita dificuldade para os alunos, pois os slides são desenvolvidos por um profissional de TI que, sob minha orientação, usa o tamanho de fonte adequada.

6. Que abordagem(ns)/metodologia(s) vocês adotam ou mesclam?

Mesclamos a abordagem “deductive approach” por meio de drills e o método comunicativo no estágio iniciante. A partir do estágio pré-intermediário usamos drills em momentos específicos para reforçar pronúncia e itens lexicais. Aplicamos o método comunicativo através de role-plays, pair work e information gap activities.

7. As turmas são heterogêneas em nível? Não.

7a) Como vocês fazem para montar turmas, se alunos do mesmo nível não morarem necessariamente perto?

Esse é o trabalho mais desafiador. Primeiramente os alunos fazem um teste de nivelamento escrito através do site, com 50 perguntas. Avaliamos o nível dos alunos e montamos a turma de acordo com o trajeto em maior demanda e o nível que a maioria dos alunos possui.

8. Como fica o monitoramento da fala do aprendiz, se x professorx não pode se mover?

É um monitoramento constante através de observação individual e nos momentos onde eles fazem role-play.

9. Como os alunos receberam essa novidade?

Muitos ficaram animadíssimos, curiosos e uns poucos desconfiados. Para este último grupo sempre oferecemos uma aula experimental sem custo para que possam tirar as próprias conclusões da eficácia das aulas.

10. Já há alguma história de sucesso de aluno que você queira compartilhar?

Ainda não, começamos a funcionar de fato em novembro/2015.

11. Como os alunos interessados ou professores que queiram se juntar à English on the Road podem procurar vocês?

Eles podem conhecer um pouco mais da nossa proposta através do nosso site www.englishontheroad.com.br e mídias sociais, temos uma fanpage também : https://www.facebook.com/cursoenglishontheroad/

Os alunos podem entrar em contato por telefone que está no site ou email. Os professores também podem entrar em contato pelo site ou fanpage e enviar o CV para cecilia@englishontheroad.com.br

12. Como foi a questão burocrática para conseguir permissão para esse tipo de transporte?

Não houve problema nenhum. Como somos o primeiro curso em movimento, não há lei que proíba o funcionamento. O ônibus passou por todos os órgãos de fiscalização, temos alvará e certificação do Inmetro.

Vejam mais sobre o English On The Road na mídia:

http://globoplay.globo.com/v/4693240/

http://m.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/71815/RJ-Passageiros-aprendem-ingles-no-onibus.htm

http://odia.ig.com.br/noticia/observatorio/2015-09-26/cursos-sobre-rodas-para-ganhar-tempo-no-transito.html

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s