Entrevista com Patricia Carneiro dos Santos, ganhadora de uma bolsa para ir ao congresso do IATEFL em abril de 2016

Foto_Entrevista

 

Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco mais de você como professora.

a) Em que contexto(s) você atua no momento?
Sou professora do primeiro segmento de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Tenho turmas de 6/7 anos até os 12/13.

b) Você pode falar brevemente de seu histórico profissional?
Sou Psicóloga de formação e professora de coração, comecei a dar aulas porque gostava muito de inglês e sabia falar bem numa época em que muitos ainda não valorizavam inglês tanto assim (nos anos 90)
Sempre fui professora de cursos de inglês, fiquei no IBEU por 10 anos e escolas particulares. Em 2011 fui convocada para o concurso que havia prestado e toda a minha visão de alunos de inglês teve que ser readaptada para aquele realidade, em que é imposto ao aluno o estudo de uma língua que ele nada sabe e acha que não precisará nunca. Minha maior tarefa é mostrar a esse aluno que aprender inglês pode engrandecê-lo em diversos aspectos de sua vida, desde culturalmente até mesmo num futuro econômico. Mas o que desejo mesmo é que ele desenvolva uma consciência crítica e possa se inquietar com a predeterminação de um futuro sem sucesso que a sociedade da aos alunos de escolas publicas, e que a partir dessa inquietação ele possa agir.

Parabéns pela bolsa que você ganhou! Você poderia falar um pouco mais dessa bolsa para quem não a conhece?

Em primeiro lugar quero agradecer muito a BRELT. Fiquei sabendo da bolsa pelo grupo do Facebook e lembro de pensar que era impossível conseguí-la. Era apenas uma bolsa para todo o Brasil. Eu me sentei e resolvi dar o primeiro passo para esse sonho.
A bolsa é para assistir 5 dias da conferência de 50 anos da IATEFL em Birmingham, na Inglaterra. Com despesas pagas mais uma graninha para gastar lá. E o melhor de tudo? Fui aprovada para dar uma pequena palestra (30 minutos) numa conferência com pessoas que admiro e sigo há anos! Eu me sinto lisonjeada e muito feliz.
Claro que deu trabalho, mas ensinar nossos alunos dá trabalho também e estamos lá todos os dias felizes e contentes.

Como foi o processo seletivo? Foi muito trabalhoso e custoso?
O processo foi todo escrito. Eu tinha que escrever porque eu merecia essa bolsa, falar sobre minha experiência e mandar uma proposta de palestra. Escrevi ao longo de uma semana e enviei no último dia. Depois de um pouco mais de um mês recebi o e-mail que eu havia sido selecionada. Eu gritava em casa sem parar numa alegria absurda.

O que você espera do congresso?
Já recebi a programação e já sublinhei todas as palestras em que quero estar. Junto com a bolsa ganhei também a pré-conferencia (que e bem custosa) e um ano de anuidade do IATEFL. Recebo textos, notificações de webinars, posso fazer download de vários artigos.

Esperamos que você volte para nos contar como foi o congresso. Mas, antes disso, você gostaria de deixar um recado para seus fellow BrELTers?
Diria que tem que se inscrever para tudo que parecer interessante. Você acaba conhecendo pessoas, fazendo conexões, aprendendo coisas novas. Depois de ter sido selecionada eu estou fazendo parte de dois projetos, um deles com 4 lovely ladies do mundo todo! Uma experiência sem igual. Por mais que dê trabalho, agora eu me inscrevo para todas as bolsas que acho relevantes. Algumas vezes vou conseguir, um milhão de vezes não conseguirei, mas com isso vou conhecendo gente. E participem da página da BRELT no Facebook. Ótimos profissionais e ótimas dicas.

2 thoughts on “Entrevista com Patricia Carneiro dos Santos, ganhadora de uma bolsa para ir ao congresso do IATEFL em abril de 2016

  1. Pingback: #RovingBrELT TOEFL & IATEFL 2016 | #BRELT

  2. Pingback: #RovingBrELT TESOL & IATEFL 2016 | #BRELT

Leave a Reply

