Como ganhar uma bolsa mudou minha vida

Por Bruno Andrade

iatefl scholarships

 

Salve, BrELTers!

Nos dias de hoje, alcançar um certificado ou título acadêmico é requisito fundamental para que se possa conseguir um colocação no mercado. Certificados em educação, licenças ou permissões de trabalho, pós-graduações e outros produtos de formação profissional são frequentemente considerados ritos de passagem. Porém, há várias outras formas de desenvolvimento profissional para professores. Uma delas é a formação informal que podemos adquirir ao participar de uma comunidade virtual como a BrELT. A outra é participar (como espectador ou apresentador) de conferências. 

Sabemos, no entanto, dos entraves à participação de conferências: gastos, gastos, gastos, problemas com liberação de dias (e a consequente não remuneração pelos dias não trabalhados), instituições que não incentivam o crescimento profissional de professores (“sua aula é ótima e o inglês que você tem é suficiente pra ensinar aqui..”), etc. A internet é grande aliada dos professores nessa batalha. Porém, nada substitui a oportunidade de estar in loco com professores admirados e palestrantes renomados. A energia que permeia aqueles dois, três ou até quatro dias de conferência é indescritível.  Imagine um espaço onde você só encontra professores como você que levam sua formação profissional a sério e super dispostos a compartilhar ideias, conhecimento e práticas? Heaven, uh?

Uma das conferências de que todo professor deveria participar é o IATEFL Conference que acontece anualmente na Grã-Bretanha. Mas se você já leu as palavras IATEFL, anualmente e Grã-Bretanha como $$$, $$$ e $$$$; não se desespere! Há uma saída! Em 2011 eu não tinha nem passaporte, nunca tinha viajado pra fora da América do Sul e, por conta das limitações financeiras, nunca tinha imaginado participar de um evento tão importante na minha vida profissional.

Querem saber como eu fiz isso?
Joguei minha fichas e apostei bem alto: candidatei-me para uma das bolsas oferecidas. E não me arrependo! No ano seguinte, eu estava embarcando para Glasgow na Escócia para apresentar os resultados de um projeto conduzido em sala de aula com meus alunos adolescentes. Na época sugeri aos meus alunos que nos conectássemos via Skype com outros alunos de vários pontos do mundo. Fizemos 6 encontros durante 6 meses e aprendemos muito com esse tipo de interação: meus alunos puderam experienciar contato direto com outros alunos e descobrir mais sobre suas vidas e frustrações como alunos de inglês. Também foram bastante desenvoltos quando fizemos uma sessão com alunos nativos de países de língua inglesa.

Representar meus alunos, a minha instituição e o meu país num evento tão grandioso foi algo além das minhas expectativas. Ter meu trabalho avaliado e validado por profissionais que eu só conhecia pela autoria em livros ou blogs que eu lia e me inspirava é algo tão poderoso que mudou a minha vida. Voltei de Glasgow não só com o primeiro carimbo no meu passaporte mas com a mala cheia de ideias, discussões, frases que marcaram na memória, conversas informais que me fizeram refletir e um reforço no meu networking; além de livros e mais livros, lembranças de bons momentos que passei com pessoas queridas e o aprendizado que vai perdurar pra sempre!

Por isso eu indico: candidate-se para uma bolsa IATEFL, que será novamente em Glasgow em 2017. Quem sabe você também não pode ser escolhido para ter sua vida mudada?

Veja aqui como participar. O prazo de inscrição é 21 de julho! Corre e veja o que cada bolsa pede!

 

 

2 thoughts on “Como ganhar uma bolsa mudou minha vida

Leave a Reply

