BrELT coLAB -Lesson Plan on “Privileges” by Mariana Casals

captura-de-tela-2016-12-21-as-22-33-13

Teenage Privileges by Mariana Casals

Autor: Mariana Casals
Level: A2/B1
Age: 10-13
Objective: To get students think critically about privileges.

Esta é uma aula para alunos pre-intermediate de 10 a 13 anos, como um convite à reflexão de privilégios que adolescentes têm.

Foi desenvolvida tendo em mente alunos de classe média alta de um curso particular na zona sul do Rio de Janeiro. Percebo que eles são muitas vezes desrespeitosos com seus pares e com os professores e fazê-los pensar em outras realidades e nas suas próprias vem como mais um recurso para que eles ganhem a consciência de que não são todos que têm a mesma realidade que eles e que muitas crianças não possuem.

Eu gosto de trabalhar com as minhas turmas atividades que promovam valores de gratidão e de percepção de múltiplas realidades, para que possam desenvolver empatia e tenham conhecimento cultural de outros países e a forma como as pessoas vivem ao redor do mundo.

A atividade de nenhuma forma vem para chocar ou inferir valor nem a eles nem àqueles que nos comparamos. Observei que os alunos se surpreenderam entre eles, pois mesmo entre crianças de um mesmo grupo uns possuem acesso ou facilidades que outros não possuem; e eles ficaram, ao final, ou gratos pelo que possuem ou mais perceptivos às suas realidades.colab

Normalmente usamos materiais didáticos que oferecem aspectos culturais do dia-a-dia de um adolescente estadunidense ou britânico e é interessante que preparemos os cidadãos do futuro, que sejam capazes de transitar num mundo globalizado e sejam conscientes das mais diversas realidades e até mesmo que possam reconhecer a si e a seus pares em suas comunidades e percebam que podem se tornar agentes de transformação desse mundo.

Gostaria de imaginar que não apenas os alunos possam chegar em casa e sejam mais gratos por poderem ocupar um lugar de privilégio, como também se interessem por buscar informações sobre lugares onde outras crianças e adolescentes vivem cenários bem diferentes dos deles e possam ser empáticos e, quem sabe, ao ver a história de outras crianças que não têm acesso ao que eles muitas vezes consideram como básico possa inspirá-los a pensar em modificá-las e a si mesmos.

Existem múltiplas formas de usar essa lista e no plano de aula abaixo seguem três sugestões de atividades de produção baseadas nela. Gostaria de receber o feedback de vocês e ver outras soluções que encontraram para a lista.

DOWNLOAD LESSON PLAN HERE

Advertisements

One thought on “BrELT coLAB -Lesson Plan on “Privileges” by Mariana Casals

  1. Pingback: Retrospectiva BrELT 2016 | BrELT – Brazil's English Language Teachers

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s