Retrospectiva BrELT 2016

Fmeme preocupada.jpgim de ano, e lá vem a Simone cobrando em repeat: “E o que você fez?”

Mas não temam: a BrELT está mais do que preparada para o inquérito da D. Simone. Olha só o tantão de coisa legal que rolou por aqui em 2016:

1. A comunidade cresceu ainda mais: celebramos 8 mil membros em 12/02 e batemos o marco dos 10 mil em 23/11*. Estamos fechando o ano com mais de 10.400 participantes — e o mais legal: com um engajamento diário dos membros que é de cair o queixo.

2. Tivemos 16 BrELT Chats, perfazendo um total de 6343 comentários, ou seja, uma média de quase 400 participações por chat. Só o último BrELT Chat do ano contou com 654 comentários. Frenéééético e com dicas e reflexões imperdíveis!

3. Combinando com as Olimpíadas da diversidade, organizamos um dia dedicado às questões LGBTQIA+ no ensino de inglês: o BrELT Queer Day. Mais do que o impressionante número de views (uma média de 195 por palestra), foi lindo ver o feedback de nossos colegas ressaltando a importância desse tema para que nossa prática seja cada vez mais inclusiva. Ficam nossos agradecimentos aos palestrantes pela qualidade das discussões propostas, que ainda podem ser vistas em nosso canal do YouTube.

4. Fizemos nosso primeiro evento presencial: um painel sobre Teacher Development em parceria com o TD-SIG do BRAZ-TESOL na BRAZ-TESOL International Conference em julho, em Brasília. O desenvolvimento profissional de educadores é a nossa principal preocupação na BrELT, e os nossos panelistas mostraram os desafios e resultados conseguidos em diferentes contextos: na BrELT, em escolas públicas, cursos de inglês e escolas particulares bilíngues. De novo, nosso grande obrigado aos palestrantes e ao moderador.

WhatsApp Image 2016 td sig panel.jpeg

5. Também teve BrELT no evento do BRAZ-TESOL Rio Chapter. Nossos moderadores Bruno Andrade e Priscila Mateini falaram do que nossa comunidade faz para o desenvolvimento profissional do ELT no Brasil.

whatsapp-image-2016-ibeu

6. Completamos 5 anos de BrELT Chat e celebramos com um sorteio de 23 prêmios, entre livros e cursos ofertados pelas editoras e escolas que curtem a BrELT.

7. Consolidamos o RovingBrELT, trazendo para a comunidade as discussões e reflexões de 17 eventos ELT no Brasil e 3 do exterior.rovingbrelt

8. Entrevistamos 20 membros nossos, trazendo diferentes perspectivas sobre ensino de Young Learners e de Seniors, divulgando bolsas para professores de inglês, aprendendo sobre as associações TESOL e APIES, e sabendo mais sobre os BrELTers que foram tentar a carreira no exterior.

9. Ilá Coimbra nos manteve atualizados com o ELT Calendar, avisando-nos mensalmente dos principais congressos, seminários e webinars da nossa área.

10. Trouxemos o talento de Eduardo de Freitas para a Moderação BrELT. Não só ele desenhou muitos dos pôsteres lindos que você viu neste ano (outras tantas lindezas são do Bruno Andrade), como ele já chegou dando o sangue na comunidade.

11. Criamos o selo BrELT CoLAB, um espaço para que membros da BrELT compartilhem seus planos de aula, material didático ou reflexões sobre o ensino. Começamos em dezembro com uma lição fascinante e bem crítica da Mariana Casals, mas ao longo do ano, antes de o selo ser criado, tivemos outras contribuições com o mesmo espírito.

12. Lançamos a BrELT no Insta.

captura-de-tela-2016-12-26-as-20-48-55

Sigam lá: @brelt_brelt

13. Tivemos 3 enquetes para deixar a comunidade do jeito que você quer. Discutimos os Termos de Uso, o dia do chat e parâmetros para o Roving BrELT.

whatsapp-image-2016-enquete

14. Tivemos a primeira fase do nosso Language Development SIG, projeto que almeja oferecer um espaço de prática do idioma para professores brasileiros.

15. E tem pesquisa de mestrado na UFRJ sendo feita sobre nós! Participe também aqui.

whatsapp-image-2016-mestrado

Ufa, escrevemos um post gigante e nem foi só isso não, hein. Veja mais no nosso Histórico!

________________________________________________

* Nosso agradecimento a todos que ajudaram a divulgar nosso espaço, em especial Marcio Pantoja, Paulo Torres, Fernando Guarany, Higor Cavalcante e Bruna Caltabiano.

Advertisements

4 thoughts on “Retrospectiva BrELT 2016

  1. Parabéns a todos os que fazem o brelt! Esta iniciativa mostra como ações apaixonadas e organizadas, realizadas por professores comprometidos com sua profissão, com seu desenvolvimento e com o bem maior, podem causar impacto e trazer mudança… Mudança tão necessária na educação de línguas no Brasil.

    Congratulations, everyone! Together we are stronger!

    Fernando Guarany
    BRAZ-TESOL Natal RN

  2. Parabéns BrELT! Quantas conquistas!
    Como professora autônoma e por estar longe das salas de aulas há um bom tempo, foi muito importante para meu desenvolvimento profissional conhecer o grupo, as pessoas, trocar idéias e aprender.
    Mesmo tendo feito o CELTA em 2015, sabia que havia muito ainda para aprender. O BrELT veio preencher esta lacuna que faltava para unir os professores de todo o Brasil de maneira eficiente, e bem calorosa.
    Que tenhamos muitas trocas e eventos em 2017! Contem comigo!
    Meu agradecimento aos colegas, e em especial aos moderadores!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s