Quem são as profissionais no pôster do dia da mulher?

poster_women

Quem você reconheceu no pôster que colocamos em nossa homenagem ao dia da mulher ontem? Sabe as contribuições dessas profissionais à educação em geral ou ao ELT? Aqui você pode conhecer um pouquinho dessas mulheres incríveis:

anne sullivan

  • Anne Sullivan (1866 –1936), educadora norte-americana com deficiência visual, mais conhecida por ter sido a professora da escritora Hellen Kellen, 1a pessoa surda e cega a concluir uma graduação.

antonieta de barros

  • Antonieta de Barros (1901-1952), primeira mulher negra a ser parlamentar no Brasil, foi professora e diretora do Instituto de Educação e criou um curso de alfabetização de pessoas carentes.

Larsen_FreemanDiane_lrg

  • Diane Larsen-Freeman (1946- ), professora emérita daUniversidade de Michigan, famosa autora de livros de ensino de inglês (ex.: Techniques and Principles in Language Teaching, The Grammar Book e Grammar Dimensions) e precursora da aplicação da teoria da complexidade nos estudos de aquisição de segunda língua.


emma willard2

  • Emma Willard (1787 –1870), ativista dos direitos femininos à educação nos EUA, fundou a primeira escola secundária e pós-secundária para mulheres no país a trabalhar com um currículo acadêmico avançado.

 

emilia ferreiro

 

  • Emilia Ferreiro (1936- ), psicolinguista argentina radicada no México e discípula de Piaget, revolucionou com suas obras – sobretudo Psicogênese da Língua Escrita – a visão de alfabetização que se tinha no Brasil na década de 1980.


 

lizsoars

  • Liz Soars (1945- ), teacher trainer e co-autora da influente série Headway, que trouxe a gramática de volta ao ensino comunicativo, lecionou inglês na Tanzânia, na França e no Reino Unido e hoje é detentora da medalha da Excelentíssima Ordem do Império Britânico.


maria-montessori

  • Maria Montessori (1870-1952), pedagoga e médica italiana que trabalhou na Itália, na Espanha, no Sri Lanka, na Índia e na Holanda. Criou o método Montessori, que, em suas próprias palavras, “descobriu a criança”.

 

marion williams

  • Marion Williams, teacher trainer, ex-presidente do IATEFL e autora de muitos livros, entre eles o Psychology for Language Learners.

 

merril swain

  • Merrill Swain (1944- ), professora emérita da Universidade de Toronto, conhecida pelo conceito de competência comunicativa que desenvolveu com Michael Canale e por sua “Output Hypothesis”, que concebeu em resposta à “Input Hypothesis” de Krashen, além de inúmeros pontos de artigos e livros da área.

penny_ur

  • Penny Ur (1943- ), inglesa radicada em Israel e detentora da medalha da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, é conhecida internacionalmente como teacher trainer e por seus livros A Course in Language Teaching, Discussions that Work, 5-Minute Activities, entre outros.

 

silvia becher

  • Silvia Becher (19?? -2015) pode não ter fama internacional, mas não foi menos incrível por isso: é uma lembrança doce para muitos professores do Rio, incluindo quatro moderadores da BrELT. Foi professora da UFRJ,  PUC-Rio, Colégio Pedro II e muito produtiva como pesquisadora, tendo infelizmente partido muito cedo.

 

wilga rivers

  • Wilga Rivers (1919-2007), autora australiana que foi uma das grandes precursoras do ensino comunicativo.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s