Entrevista com Cecilia Nobre, bolsista Hornby 2017-18

A Cecilia Nobre foi a escolhida pelo British Council para ser a bolsista Hornby brasileira para estudar na Universidade de Warwick e nessa entrevista ela conta como foi o processo da bolsa e dá dicas de como você pode conseguir também.

  1. Gostaríamos de saber um pouco mais de você como professor. Em que contexto(s) você atua?

“Sou professora há 17 anos, comecei dando aulas no CLAC da UFRJ ainda como aluna da graduação. Foi uma experiência incrível! Hoje dou aulas one-to-one online apenas.”

  1. Você poderia falar um pouco mais dessa bolsa para quem não a conhece?

“A bolsa Hornby é em homenagem ao Albert Sydney Hornby, que foi quem idealizou e fez o primeiro Oxford Advanced Learner’s  Dictionary. A bolsa contempla professores de inglês de diversos países em desenvolvimento para estudar o Mestrado em ELT na Universidade de Warwick com todas as despesas pagas. Eles escolhem professores que tenham potencial de impacto nos seus respectivos países para desenvolver o estudo e aprendizado do inglês.”

  1. Como foi o processo seletivo? Foi muito trabalhoso e custoso?

“O processo seletivo foi trabalhoso mas não custou nada, é de graça. Primeiramente o candidato deve preencher o formulário com 5 perguntas de 250 palavras cada. Depois dessa fase, eles entram em contato caso você tenha passado para agendar uma entrevista com o British Council do Brasil. Como morava no Rio, eu fiz a entrevista com 2 pessoas via telefone, durou 35 minutos. Eu me preparei para a entrevista treinando com 2 amigos por 1 semana. Depois você aplica novamente para a University of Warwick e aguarda a resposta deles. Esse último passo foi o mais angustiante pois demorou bem mais do que os primeiros.”

  1. O que você espera do seu curso de mestrado em Coventry?

“Eu estou amando, o curso é fantástico, os professores sabem muito e são super ativos nas suas áreas de pesquisas. A universidade é um sonho, eles nos dão suporte total para tudo. Eu espero adquirir mais habilidades como pesquisadora e mergulhar no mundo do EAP.”

  1. Em que sentido você considera que a bolsa irá impactar sua carreira?

“Já está impactando! Fazer os assignments de no mínimo 2000 palavras está sendo um desafio maravilhoso e como o assessment é através de assignments e não provas, eu acho que posso desenvolver mais meu pensamento crítico baseado nas leituras e aulas. Além disso, o MA na Warwick é bem prático, tem um bom equilíbrio entre teoria e prática, o que eu acho fundamental para nós professores. Tenho certeza de que terminarei meu mestrado com uma visão bem mais crítica de tudo, o que irá me ajudar a desenvolver materiais mais apropriados para meus alunos e outros professores. Além disso, pretendo seguir a carreira acadêmica e o aprendizado que estou tendo com professores tão experientes e gentis está sendo impagável.”

  1. Gostaria de deixar um recado para os BrELTers que querem tentar uma bolsa de mestrado no Reino Unido?

“Tente a bolsa Hornby e pense em como você vai impactar o ELT do Brasil, sendo realista e específico. Essa foi minha 2a tentativa e hoje vejo a enorme diferença entre a 1a application e a 2a. Façam o IELTS assim que possível para não deixar para cima da hora. Além disso, traduzam todos os documentos com um tradutor juramentado logo. Boa sorte!”

Depois dessas dicas, melhor correr antes que o tempo termine. As inscrições para a Hornby 2018-19 terminam no dia 16 de fevereiro de 2018 às 12h do Reino Unido. Para mais informações entre no site: https://www.britishcouncil.in/study-uk/scholarships/charles-wallace-trust/hornby

Obrigada pelas dicas, Cecilia!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s