Mulheres Voluntárias: Cecilia Nobre

Com o dia internacional da mulher chegando, nós da BrELT gostaríamos de enaltecer  o trabalho de mulheres que doam seu tempo e recursos para promover o desenvolvimento de professores online de forma voluntária. Cecilia Nobre, fundadora do grupo Private English Teachers – Reloaded e BrELTer assídua, é a nossa primeira convidada.

Cecilia leciona inglês desde 1999. Ela é formada em Letras pela UFRJ e possui o CPE. Desde 2010 ela leciona alunos individuais e nos últimos 2 anos tem se dedicado quase totalmente às aulas online, tendo também oferecido cursos para professores ensinarem online. Cecilia recebeu a bolsa Hornby do British Council e atualmente cursa o mestrado em ELT na University of Warwick, na Inglaterra. Seus interesses incluem desenvolvimento de material, uso de vídeos em teacher development e teacher education.

1- O que te motivou a fazer esse trabalho?
Como professora freelance há anos, eu sentia que havia pouco espaço no Facebook para esses professores conversarem e trocarem experiências.

2- Qual a coisa mais difícil de fazer um trabalho voluntário na área de teacher development?
Eu acho que é tentar motivar as pessoas o tempo todo e entender os diversos tipos de contextos onde os professores estão inseridos, muitos deles fora da minha realidade.

3- Há muitos conflitos no seu grupo? Como lida com eles?
Não acredito que haja muitos conflitos, pois eu marco em cima. Todos os posts são previamente moderados e acho que já se construiu uma cultura de colaboração no grupo. Algo que ajuda muito também é contar até 100 antes de responder algo grosseiro imediatamente.

4- Como você acha que esse trabalho impacta no seu desenvolvimento profissional?Impacta muito. Eu aprendo novas técnicas, leio blog posts que os membros recomendam, questiono minhas próprias práticas ao ler que alguém faz algo diferente de mim.

WhatsApp Image 2018-03-07 at 13.34.14

Cecilia Nobre

5- Qual a extensão da contribuição do seu grupo para o desenvolvimento dos professores que fazem parte dele? Como você mede isso?
Eu me dedico muito ao grupo, sempre procuro compartilhar novas ideias, blog posts interessantes que leio, webinars disponíveis, faço comentários quando acho que posso contribuir com algo útil. Recebo muito feedback de professores em off e no próprio grupo dizendo o quão importante ele é para CPD (continuous professional development).

6- Quais os objetivos que você ainda gostaria de alcançar através do grupo?
Eu gostaria que mais professores de diferentes países e backgrounds participassem dele, acho essa diversidade muito rica para todo mundo. Não tenho grandes objetivos além de manter o grupo rico com colaborações e espero que os professores vejam-no como um ambiente seguro para se conversar sobre teaching.

7- O que você considera um drawback no grupo que possui e como lida com isso?
Acho que o único drawback é que tenho que ser muito diplomática e evito deixar meu lado emotivo como professora ser ressaltado. Talvez seja bom, mas às vezes a gente tem que segurar uns foras que temos vontade de dar.

Você faz um trabalho lindo, Cecilia, parabéns! Para todos interessados em saber mais sobre como ser um professor particular, ter dicas e diminuir a sensação de isolamento que pode vir com este tipo de trabalho, recomendamos muito o Private English Teachers – Reloaded. O seu esforço e trabalho são inspirações para muitos professores!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s