Tornando aprendizagem de inglês visível e palpável através de apresentações – ferramentas e atividades.

Young boy presenting a project to the team
Apresentações podem auxiliar seus alunos a tornar informação em conhecimento. Como vocês as usa?

“Creating a clear an engaging explanation of a complex subject is a great way to demonstrate mastery and to help others understand and fall in with love the subject as well. “

Sal Khan

“Do we define a successful learner as one who has successfully learned a lot of language or one who has successfully learned how to learn, how to continue learning?”

Wolff, 2009: 104

É difícil encontrar alguém que nunca titubeou, esqueceu palavras ou se perdeu no próprio fluxo de pensamento durante uma apresentação. Mas a verdade é que as apresentações orais acompanham muitas pessoas durante toda a vida: na escola nos apresentamos em grupos muitas vezes, na universidade fazemos seminários e discussões, em nossos empregos fazemos apresentações para defender uma ideia ou apresentar uma pesquisa.

A apresentação oral pode desenvolver uma série de competências e incrementar o conhecimento de nossos alunos. A exposição oral treina nossa capacidade retórica o que pode ajudar no desenvolvimento da concentração no pensamento enquanto se fala, da leitura do gestual de pessoas na audiência e o desenvolvimento de técnicas de improviso.

As pesquisadoras portuguesas Laura Ribeiro, Silvina Ferreira e Susana Pereira acreditam que:

“o desenvolvimento da competência da produção oral implica a integração de várias competências comunicativas e de aprendizagem, revestindo-se de um considerável grau de complexidade para o aprendente, mas consideramos igualmente que, apesar das resistências manifestadas pelos alunos a este tipo de actividade, pode conduzir a uma satisfação pessoal elevada, quer por implicar uma sensação de vitória sobre obstáculos previsíveis, quer pela sua proximidade de uma situação autêntica do uso de uma língua, pois destina-se a um público real.”

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

Algumas ideias para desenvolver a habilidade de se apresentar oralmente:

Uma ótima TED Talk sobre como nosso a nossa linguagem corporal influencia a forma como nos vemos a nós próprios é Your Body Language May Shape the Way We Are da psicóloga social Amy Cuddy que argumenta que ao assumirmos uma postura confiante, mesmo quando não nos sentimos tal, pode aumentar a autoconfiança e ter impacto nas nossas hipóteses de sucesso.

Todo mundo deveria assistir esse vídeo antes de se apresentar. Mostre para seus alunos:

Planos de Aula Gratuitos

Um outro recurso interessante são três planos de aula que encontramos que desenvolvem a capacidade de apresentação oral de alunos de 8° e 9° anos. Os planos estão no site Nova Escola (onde há muita coisa bacana para professores de inglês), estão alinhado à BNCC e seguem as etapas de preparação, apresentação e avaliação de uma apresentação oral. Veja mais clicando aqui.

Ferramentas e Web Tools para Apresentações

Motive seus alunos a criarem apresentações no estilo slideshow com modelos, transições e animações usando:

Pratique e desenvolva a habilidade oral com as seguintes ferramentas:

  • Voicethread (Aplicativo para iOs) – uma ótima ferramenta que permite que os alunos adicionem narração e videos aos slides.
  • Photopeach, esse site permite que os alunos criem uma apresentação em formato de slides que contém perguntas, imagens e até música.
  • Livebinders (site e aplicativo) essa ferramenta tem cara de fichário escolar e é ótima pois os alunos podem escolher diversos formatos de apresentação ao incluir videos, links, PDFs, imagens e áudio.
  • Prezi (Aplicativo para iOs), uma forma moderna e dinâmica de apresentação. Requer um certo tempo para adaptação e algumas pessoas reclamam de ficarem um pouco tontas. Vale a pena tentar. Quem sabe?
  • Easely, caso seus alunos já tenham sido apresentados ao gênero, porque não solicitar uma apresentação de dados em forma de infográficos? Infográficos, além de muito popular hoje em dia, podem ajudar os alunos a tomarem consciência de fatos, pesquisas, dados e estatísticas através de informação ilustrada que fazem conexão com os elementos presentes.
Que tipo de atividade você cria para seus alunos se apresentarem? Conta pra gente e compartilhe conhecimento com todos 🙂

2 thoughts on “Tornando aprendizagem de inglês visível e palpável através de apresentações – ferramentas e atividades.

  1. Wonderful timing to read this email, as I’ve just started preparing my presentation for the Southern Cone! And it will be amazing, thanks to your tips!
    Regards,
    Renata Gardiano
    TEA TIME

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s