Um novo formato de IELTS – entrevista com Patrícia Kuttner

Por que IELTS? Patrícia Kuttner é a Test Center Administrator de IELTS na Winner Idiomas. Conversamos com ela para saber mais sobre o formato computer-delivered que foi recentemente implantado no Brasil.


Patrícia, como você definiria o IELTS?

O IELTS ainda é uma prova que está em expansão no Brasil. Aqui o TOEFL ainda é muito mais divulgado e creio que o IELTS está em processo de solidificação no cenário nacional. Há bastante espaço para expansão.


E o que mudou neste último ano?

O IELTS é uma prova que já tem 30 anos e é bem conhecida, mas o computer-delivered é novidade. No mundo todo, só faz um ano que o IELTS passou a ser aplicado neste formato.A dificuldade de implantar foi que as pessoas ficaram assustadas e céticas em relação ao uso da tecnologia. Tudo que é novo assusta em um primeiro momento.


Como tem sido a aceitação deste formato novo?

A aceitação tem sido bárbara! Muitos candidatos que já fizeram no papel e agora fizeram no computador disseram que a experiência é muito mais fluida. É menos tenso, é menos cansativa. Todo o processo na prova em papel é mais demorado: entrega de provas, devolução de provas e tudo mais. E as sessões geralmente têm mais gente, enquanto aqui temos no máximo oito candidatos por vez. Isso afeta a qualidade e a experiência do candidato, com certeza.


Quais são as vantagens do computer-delivered?

O áudio tem mais qualidade, já que são usados headphones e não caixas de som. O candidato seleciona até mesmo a altura do som. Hoje as pessoas estão bem mais familiarizadas com digitar, escrevemos cada vez menos – especialmente nas novas gerações. Outra vantagem é que há um contador de palavras no writing, que é uma ferramenta essencial para a prova. E, claro, dá pra copiar e colar as alterações que você fizer no seu texto. Também é possível grifar partes do texto da prova toda, além de abrir caixas de diálogos. Por fim, o candidato também ganha tempo por não ter que passar respostas para um gabarito.


E os resultados? Saem mais rápido? E você acha que o computador vai acabar com a versão no papel?

Os resultados são bem mais rápidos! É uma nova era. Mas o fato do computer-delivered estar conquistando espaço não vai aniquilar por completo a versão de papel.


Como você se sente com toda essa responsabilidade?

É uma honra enorme trazer esse produto pro Brasil. Existem países de primeiro mundo, como o Canadá, que não têm a experiência 100% computer-delivered ainda.  Nós da Winner já fomos convidados para palestrar em Bangkok e compartilhar nossas melhores práticas em apenas seis meses de aplicação. É através do IELTS os candidatos mudam suas vidas. Seja pra imigração ou para estudar fora.A prova é muito mais do que um teste qualquer. É uma responsabilidade enorme ter os sonhos alheios em nossas mãos.

E quais são os próximos passos?

A qualidade. Precisamos melhorar cada vez mais e, com o aumento do número de sessões, teremos que manter a qualidade dos nossos serviços em um nível Premium.

Muito obrigado, Patricia! Temos certeza que muitos professores indicarão essa nova modalidade aos alunos.

Patricia Kuttner é a IELTS Test Centre Administrator – Team Leader da Winner idiomas. Ela tem mais de 25 anos na área de educação, duas gatinhas lindas e três filhos. Além de diversas certificações como CPE, CEELT I, CEELT II e BULATS, Patrícia também serve café quando necessário. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s