Conhecendo mais os exames de Cambridge

Os exames de Cambridge são muito importantes para alunos e para nós professores também. Neste bate papo, Alyne Nantes, gerente de exames da Winner Idiomas, nos fala mais sobre como é ser um centro e a nova modalidade de prova, a computer based.

Por que Cambridge?

Os exames tornam eficaz e gratificante, são qualificações baseadas em pesquisa, motivam pessoas de todas idades e capacidades. Cada exame se concentra em um nível do Quadro Comum Europeu (CEFR), o que faz estudantes terem como provar seus conhecimentos e entender a linha de desenvolvimento na língua.

As certificações representam uma excelência que existe há mais de 100 anos e são certificados aceitos por diversas instituições dentro e fora do país. Além disso, existe uma linha de certificações específica para crianças.

Quais são as maiores dificuldades para os candidatos?

Acredito que as dificuldades são os candidatos que fazem as certificações pela primeira vez, principalmente os níveis mais altos. Eles chegam com expectativas maiores, já que não praticaram com os níveis mais baixos. Quanto mais cedo você se familiariza com os exames, mais fácil é você entender e fazer a prova.

Quais seus maiores desafios como CEM?

Existem vários. Hoje o maior é trabalhar com as escolas e viabilizar a aceitação dos exames. Nem sempre os professores, ou até mesmo os pais, entendem a importância e o peso de uma certificação de Cambridge.

Hoje falamos de Computer-Based. Quais são as vantagens deste formato?

A maior vantagem é que no Computer-based os resultados saem mais rápido e o certificado chega em metade do tempo. O listening também é mais prático, uma vez que você tem o headset individualizado.
O writing conta as palavras no próprio computador, o que poupa tempo e, claro, não é preciso se preocupar com a caligrafia. É muita vantagem!

E, na sua opinião, quais são os maiores diferenciais da Winner ao aplicar Cambridge?

O grande diferencial da Winner é o calendário mundial. Abrimos todas as datas que Cambridge abre. Fazemos questão de ter todas as datas, desde que tenha o quórum mínimo. Tudo que podemos fazer em prol do candidatos, nós fazemos.


Alyne Nantes é gerente de exames na Winner Idiomas centro autorizado de Cambridge Assessment English desde 2011.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s