Dia da Visibilidade Trans

Um dos nossos maiores orgulhos enquanto comunidade é garantir que sejamos sempre um espaço seguro para todxs, ou seja, uma das nossas prioridades é garantir o direito que qualquer um tem de ser quem é, sem medo.

Infelizmente, não podemos dizer o mesmo do mundo e, principalmente, do país no qual vivemos. O Brasil ainda está entre a liderança mundial do ranking de assassinatos de pessoas trans. E antes dos desfechos trágicos e absurdos, sabemos que há um número ainda maior de casos de transfobia.

Recentemente, soubemos do caso do professor Manuel, que foi demitido de onde trabalhava com a justificativa de que a escola não saberia como lidar com os questionamentos que viriam por parte das crianças e de suas famílias com a sua transição de gênero. É bom dizer que Manuel é um professor qualificado e que busca o desenvolvimento profissional contínuo, mas mesmo assim, o preconceito falou mais alto.

O pior é que sabemos que, assim como o Manuel, tantos outros são constantemente ameaçados, humilhados e excluídos da nossa sociedade das mais variadas formas. E lembramos que transfobia é crime!

Por isso, o dia de hoje é tão importante e cheio de significado. Por trás desse dia, há milhares de pessoas que lutam pelo direito básico de ser quem são. E elxs existem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s