#RovingBrELT

rovingbrelt

  • O que é o #RovingBrELT?

#RovingBrELT é uma forma de trazer para nossa comunidade as discussões e as novidades de congressos e outros eventos ELT. A hashtag #RovingBrELT é usada por nossos “repórteres” para identificar os posts que eles fazem na comunidade no Facebook ou também no Twitter e no Instagram. Qualquer professor pode utilizar a hashtag para compartilhar os pontos altos de qualquer conferência ou evento desde que este seja relevante para professores de inglês. Tais postagens acontecem em tempo real, mas também podem ocorrer logo após um evento.

sabrinaroving

  • Quais sãos os objetivos do #RovingBrELT?

RovingBrELT, basicamente, usa diferentes redes sociais para o desenvolvimento profissional de professores de inglês. As coberturas dos eventos ELT…

– quebra a barreira da distância, trazendo eventos para perto dos professores que não puderam participar fisicamente;

– possibilita que os professores que estão participando de um certo evento fiquem sabendo do que está acontecendo em outras salas, quando há sessões simultâneas;

– ajuda na propaganda do evento: professores interessados podem participar dos próximos eventos fisicamente;

– ajuda a amplificar o campo de alcance da mensagem transmitida pelo comunicador e também oferece a ele uma chance de percepção do impacto de sua apresentação;

– promove um fórum para discussão, uma vez que os participantes (os apresentadores incluídos) podem comentar o post;

– oferece um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de ELT.

roving_bc

  • Que tipo de postagens podem ser feitas?

Durante um evento ELT, os BrELTers são encorajados a postar qualquer coisa que eles considerem que auxilie no desenvolvimento profissional contínuo de professores. Esses posts são, em geral, traduzidos em uma imagem de uma apresentação, uma citação e/ou uma paráfrase do que foi dito em uma comunicação ou workshop. Eles podem também, caso obtenham a autorização do apresentador, gravar um vídeo curto ou até mesmo entrevistar o comunicador.

Mas lembre-se: para ser aprovado pela moderação, um Roving BrELT deve sempre conter a hashtag #RovingBrELT, além da hashtag do evento (e.g: #BTIC para o Braz-Tesol International Event, ou #IATEFL para a conferência IATEFL), e o nome do apresentador. Idealmente, os posts também contém o título da apresentação, uma vez que esta auxilia na contextualização do post. Os posts podem ser em português ou inglês.

roving_larissa2

  • Quem pode ser um Roving BrELT reporter?

Qualquer membro da comunidade BrELT no Facebook (www.facebook.com/groups/brelt) que esteja participando de qualquer evento ELT, Educação ou de Linguística Aplicada, seja ele presencial ou on-line.

  • É possível fazer postagens como #RovingBrELT após um evento?

Mas é claro que sim! Se caso você tenha ficado sem bateria, se a conexão no evento não era das melhores ou se você quiser escrever um post mais elaborado, você pode fazê-lo após o evento, sem problemas. Porém, evite adiar por muito tempo para não esquecer o que você tinha a intenção de dizer. Além disso, BrELTers podem também utilizar o espaço neste blog (www.breltchat.wordpress.com) para escrever algo mais substancioso e mais elaborado. Fale com um dos moderadores caso você tenha interesse.

  • Dicas e sugestões para o #RovingBrelt:

– Certifique-se de que você está postando em um fórum aberto, idealmente na nossa comunidade. Posts na sua própria timeline são restritos apenas às pessoas na sua rede e não são considerados Roving BrELT.

– Tenha cuidado para não se torne um spammer na comunidade. Os posts Roving BrELT não tem limite afixado de quantidade, porém certifique-se de que cada uma de suas postagens tem relevância prática para o crescimento profissional continuado de professores de inglês.

– É praticamente impossível pedir permissão de antemão a todos os apresentadores para que seja feito o Roving BrELT. Portanto, caso você perceba que o apresentador está desconfortável com você tirando fotos ou usando seu aparelho celular durante uma fala, não insista! Se possível, fale com o comunicador ao término da fala e explique o suas intenções e como isso pode ajudar a amplificar o campo de alcance de sua apresentação.

– Os vídeos podem ser ainda mais invasivos! Grave somente partes da apresentação se você conhece o apresentador pessoalmente e avise-o de antemão. Não force a barra!

– Sempre use a hashtag #RovingBrELT e as tags do evento no início do post. Dessa maneira os posts serão facilmente reconhecidos na comunidade. Além disso, dê sempre os créditos ao apresentador e preferencialmente adicione o título da comunicação ou uma pequena explicação sobre o tópico para que seja contextualizado.

karin