Termos de Uso

TERMOS DE USO E POLÍTICAS DA COMUNIDADE BrELT

PROPÓSITO

A comunidade BrELT dedica-se a profissionais do ensino de inglês no Brasil. Temos o objetivo de discutir práticas e teorias, bem como compartilhar dicas e oportunidades, ajudando assim a construir uma comunidade TESOL mais forte e unida no Brasil. Para isso, fora as postagens que os membros compartilham, fazemos o BrELT Chat, uma conversa quinzenal em português em que discutimos tópicos relacionados à nossa profissão, a educação e à língua inglesa, cujo histórico é mantido pelo blog da comunidade. Outras iniciativas — como entrevistas e webinars — ocorrem eventualmente e são divulgadas na comunidade e no blog breltchat.wordpress.com.

IDIOMAS

O idioma primordial da comunidade é o português brasileiro, mas os membros podem postar e comentar em inglês sempre que desejarem. Webinars e entrevistas podem ser feitos em português ou inglês, a ser anunciado caso a caso.

O chat, porém, é conduzido em português, salvo motivo expresso em sua chamada. Membros que não têm português como sua língua materna podem comentar em inglês se preferirem, mesmo no BrELT Chat.

ACEITAÇÃO DE MEMBROS

Devido ao propósito da comunidade, em princípio só serão aceitos professores ou profissionais relacionados ao ensino de inglês que trabalhem no Brasil ou que sejam brasileiros. Estrangeiros que tenham interesse em trocar experiências com professores brasileiros também serão bem-vindos.

A moderação da comunidade reserva-se o direito de aceitar ou recusar qualquer pedido de entrada.

BrELT CHAT

O chat da comunidade terá sempre como tema um tópico relacionado à profissão, à língua inglesa, à educação ou a assuntos relacionados ao funcionamento da própria comunidade em um post afixado no grupo do Facebook.

Em geral, é feita uma chamada por sugestões de tópicos em um post que fica afixado no topo da comunidade. Em seguida, é conduzida uma votação sobre os tópicos. Todos os membros podem participar das sugestões e da votação. O tópico selecionado pela maioria será anunciado em post afixado, idealmente até o domingo anterior ao debate.

Em casos de grande comoção a respeito de um tópico, a equipe de moderação pode selecionar esse tema para discussão sem votação prévia.

Em época de férias ou feriado, o BrELT Chat pode ser temporariamente suspenso.

ACEITAÇÃO DE POSTS E COMENTÁRIOS

A moderação da BrELT analisa cada post que entra na comunidade.

São vetadas as postagens que:

  • compartilhem indevidamente material protegido por direitos autorais;
  • manchem a reputação de membros da comunidade ou de instituições de ensino ou afins (críticas fundamentadas e polidas são, entretanto, aceitas);
  • sejam relacionadas a outros assuntos que não o ensino-aprendizagem de línguas, a língua inglesa, a educação em geral, a política educacional ou a profissão*;
  • não tenham professores de inglês como público-alvo;
  • anunciem emprego com critérios discriminatórios (ex.: professores nativos** ou professoras mulheres);
  • façam propaganda de curso ou professor que exiba como vantagem a natividade ou outros critérios discriminatórios;
  • possuam conteúdo e/ou discurso discriminatório de qualquer natureza (raça, credo, cor, sexualidade, naturalidade, etc);
  • anúncios de cursos de inglês ou aulas particulares que não sejam especificamente para professores.

*Obs.: Tradução e revisão são consideradas profissões diferentes do ensino de inglês. Posts sobre tais assuntos podem até serem aceitos eventualmente, mas terão mais chance de engajamento em comunidades para essas carreiras.

**Obs. 2: Não são aceitos anúncios que contenham a palavra “nativo”, mesmo que sejam pedidos “nativos ou proficiente” ou “native-like”.

É limitada a frequência das seguintes postagens:

  • posts compartilhados de páginas ou blogs que levam a marca do professor ou sua escola: no máximo uma vez por semana;
  • mensagens em que não fique claro o público (ex.: sobre vocabulário de inglês): mais do que uma postagem por mês pelo mesmo indivíduo ou grupo de pessoas;
  • anúncios de produtos e serviços para professores (ex.: cursos, materiais didáticos, plataformas e outros recursos para o ensino): no máximo uma vez por mês.

Os critérios supracitados também são válidos para comentários. Ressalva-se que é aceitável divulgar seu produto ou serviço em resposta a perguntas que sejam especificamente sobre eles (ex.: “Onde posso fazer um preparatório CPE?” ou “Alguém conhece um app para vocabulário?”), mas não em posts mais abrangentes.

CÓDIGO DE CONDUTA

No que pese a informalidade do Facebook, a BrELT é também um ambiente profissional, e é, portanto, esperado de seus membros uma conduta condizente a um diálogo entre colegas educadores, a saber:

  1.   Não use termos de baixo calão ou caixa alta;
  2.  Ao expressar sua opinião, os membros da comunidade devem focar em conceitos e argumentos e não nos emissores — não seja condescendente e não o desmereça (ex.: não diga que a pessoa não sabe ler direito);
  3. Respeite a pluralidade de opiniões;
  4. Se um membro julgar necessário criticar uma instituição, deve embasar seu argumento com fatos e não usar linguagem ofensiva. A BrELT recomenda cautela, uma vez que calúnia e difamação são crimes no país, e os comentários são de responsabilidade de quem os fez;
  5. Se você quiser ajudar o desenvolvimento de um colega apontando um erro de língua, faça-o com delicadeza por mensagem privada;
  6.  O senso de humor é bem-vindo, mas evite sarcasmo e ironia como forma de crítica. Fundamente sua discordância;
  7.  Não desmereça posts como tópico de discussão. Se você pensa que um determinado post é irrelevante, pode ignorá-lo ou reportá-lo para a moderação.

ETIQUETA

Fora o código de conduta descrito no item anterior, a BrELT faz as seguintes recomendações:

  • Se possível, evite comentar com “Ac” ou “acompanhando”, pois isso gera notificações desnecessárias ao autor do post e a todos que colaboraram com comentários. Se você quer acompanhar os comentários, é preferível clicar na extremidade superior direita do post e selecionar “Receber notificações para este post”;  
  • Se você escreveu um post mas não quer ver os comentários, clique na extremidade superior direita do post e selecione “Não receber notificações para este post”. Não tranque os comentários salvo se você se sentir sob ataque de outros membros. Neste caso, por favor também comunique o problema à Moderação.
  • Sugere-se a busca prévia na comunidade por posts que podem responder a uma determinada dúvida que você tenha. Se, mesmo assim, a dúvida persistir, sinta-se à vontade para criar um novo post sobre o assunto.

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Todos os comentários e posts que ferirem o código de conduta serão alvo de alguma medida da moderação em até 48h. Os membros são encorajados a reportar à moderação qualquer problema que identificarem, seja marcando os moderadores, denunciando o post, ou enviando e-mail, preferencialmente com prints e link, para breltchat@gmail.com.

Em casos de menor importância ou de ambiguidade (como um palavrão não direcionado a alguém, textos escritos em caixa alta pela primeira vez, ou um comentário que possa ser ou não entendido como rude/condescendente/irônico), a moderação pedirá, em público, para que a pessoa reescreva seu comentário de acordo com os Termos de Uso.

Nos casos em que a pessoa não responder ao pedido da moderação ou nos demais casos da lista, os comentários/posts serão deletados pela moderação. Seus autores podem ser alertados para o fato ou banidos da comunidade, a depender da gravidade e/ou reincidência.

Em postagens com muitos comentários com esse perfil indesejável, a moderação poderá trancar os comentários temporariamente, até que a equipe possa agir sobre todos, reabrindo para discussão logo depois.

ADVERTÊNCIAS E EXCLUSÃO DE MEMBROS

Membros que estejam ferindo quaisquer dos critérios anteriores, tanto do código de conduta quanto de frequência e tipo de postagem, podem ser excluídos sem aviso a critério da moderação. No entanto, salvo infração grave, o habitual é um ou dois contatos de advertência através da caixa de mensagem privada antes que a exclusão se faça necessária.

CONHECIMENTO DOS TERMOS

Ao permanecer na BrELT, todos os membros implicitamente manifestam ciência de e concordância com estes Termos em sua versão mais recente. Os membros também aceitam ter a Moderação como executora das decisões aqui descritas e de soluções para casos omissos e exceções.

Por outro lado, a Moderação compromete-se a propor para votação quaisquer alterações significativas nos Termos de Uso e anunciar as mudanças no blog breltchat.wordpress.com.

Além disso, qualquer pessoa que tenha sugestões ou críticas para os Termos de Uso ou que discorde de qualquer uma das decisões da Moderação pode abrir um post para debate na comunidade ou enviar um e-mail para breltchat@gmail.com. A Moderação se compromete a responder em até 30 dias corridos.